Torradinhas
Um negócio ‘crocante’ com sabor a Moçambique

A Torradinhas é uma empresa 100% moçambicana que produz e comercializa aperitivos com base na castanha de caju, criada em 2018 pelo jovem empreendedor Alfredo Malinga, de 27 anos de idade.

A marca, que tem vindo a ganhar o seu espaço no mercado nacional, nasceu do cruzamento, tantas vezes decisivo na vida de qualquer jovem empreendedor, entre a necessidade e o engenho ou, por outras palavras, a curiosidade natural e a necessidade de geração de renda, uma vez que se encontrava desempregado. “Próximo da minha antiga residência, no meu antigo bairro (Zimpeto), havia uma senhora que vendia amendoim torrado e sempre que possível eu comprava. Mas um dia ocorreu-me que nunca tinha visto amendoim torrado numa embalagem, feita com esse propósito, com boa imagem. Então, tive a ideia de produzir e embalar, para fornecer para revenda. Fiquei tão empolgado com a ideia que fui ao encontro da senhora, de nome Fátima, para entender o processamento do amendoim e aprender com ela”.

E foi assim que nasceu a empresa. À época, o único produto comercializado era, precisamente, o amendoim torrado, mas nas cogitações já estava a castanha de caju. Por isso, em 2019, desenvolveu o mix de ‘Nuts’, cuja ideia era “juntar amendoim e castanha no mesmo pacote, mas adicionando uvas e bananas desidratadas e pepitas de chocolate”.

Para dinamizar a comercialização dos produtos, procurou formas de ligar-se à cadeia de fornecimento de alguns supermercados. Começou pela distribuidora Terramar e o Supermercado Mahomed. E este último sugeriu que, em vez de mix de nuts, fornecessem castanha salgada, o que era um novo desafio: “Na verdade, eu nem sequer sabia como produzir castanha salgada, como se processa, era tudo novo. Mas 300 frascos por semana, que era o que pediam, iria fazer com que aumentássemos o volume de venda em algumas largas dezenas de milhares meticais mensalmente, e naquela altura isso seria uma fortuna para a empresa. Por isso, procurei formas de aprender e assim o fiz. Foi assim que descobrimos a grande oportunidade no sector do caju e, foi desta forma que o conceito do negócio mudou e passou a enfatizar mais no processamento da castanha”, conta.

Actualmente, os produtos da Torradinhas estão presentes em mais de uma centena de pontos de venda de todo o país. “O próximo objectivo agora é, naturalmente, aumentar as vendas e depois, em 2024, começar a exportar”, assinala o jovem empreendedor.

A empresa tem 12 trabalhadores efectivos, sendo 70% mulheres, todos abaixo de 32 anos.

Um dos grandes diferenciais da marca é a sua qualidade e identidade visual. O empreendedor revela que sempre teve muita atenção a esses aspectos: “Eu fui analisar produtos nos supermercados porque se queria que os meus produtos estivessem lá, precisavam de ter, no mínimo, a mesma qualidade visual que os produtos que já lá eram vendidos. E eu dizia para o designer gráfico que queria que o meu produto ficasse ao lado da Coca-Cola sem sentir vergonha”, recorda com um sorriso.

Orgulhoso do caminho feito, o criador da Torradinhas deixa um conselho aos outros jovens empreendedores: “nunca fiquem satisfeitos até chegar ao ponto óptimo. Desde 2019 até hoje, o nosso produto já teve quatro versões, porque para mim há sempre espaço para melhorar. A chave do sucesso está na pesquisa e no desenvolvimento contínuos”.

Os produtos da Torradinhas estão disponíveis em vários sabores: castanha salgada, castanha caramelizada, mix de nuts, castanha picante, amendoim doce, e podem ser encontrados em vários supermercados e lojas de conveniência em todo o país ou pode-se solicitar uma entrega através do celular: +258 876 996 46.