O que não pode (mesmo) perder em Dezembro

Comecemos pelas despedidas de 2022 e a entrada no Ano Novo de forma grandiosa e inesquecível. Para que tal aconteça, literalmente, o Rio de Janeiro preenche os requisitos para uma celebração dos sentidos como só os brasileiros sabem fazer, e a Praia de Copacabana é o sambódromo da festa, atraindo cerca de dois milhões de pessoas de todo o mundo para dar as boas-vindas a 2023.

Mas nem só de samba vive o Brasil e na recente eleição presidencial o país mostrou uma polarização nunca vista que mereceu a atenção e debate global. “O Diálogo Possível” é o livro que sugerimos para compreender este fenómeno. Escrito por uma das vozes mais influentes e criativas do Brasil, Francisco Bosco mergulha nas questões que fragmentam os 156 milhões de brasileiros.

Em África, o Ruanda será o primeiro país do nosso continente a receber o Fórum Mundial da Economia Circular. Líderes empresariais, decisores políticos e peritos de todo o mundo irão apresentar as melhores ideias e projectos de transição para economias com baixo teor de carbono e resilientes ao clima.

No streaming, o tão aguardado desfecho final de “Mundos Paralelos”. A terceira e última temporada estreia a 6 de Dezembro, na HBO Max.

2022 despede-se cheio de opções que auspiciam um grande 2023.

Outro must do mês de Dezembro, o MFW - Mozambique Fashion Week. Na edição deste ano são esperados cerca de 152 estilistas, (mais do que o dobro dos criadores inscritos na edição 2021), nacionais e internacionais, oriundos de Itália, da vizinha África do Sul e do Japão.

Este ano, pretende-se apresentar colecções que demonstrem formas de ver ‘O meu mundo, o teu mundo, o nosso mundo’, de acordo com a Direcção Geral da DDB, responsável pelo MFW através da comunicação de Vasco Rocha.

Réveillon
Rio de Janeiro, Brasil

31 de Dezembro

Entre com tudo no Ano Novo e passe-o na “cidade maravilhosa” - Rio de Janeiro. Na última noite do ano, o Rio estará “cheio de encantos mil”,  repleto de festas, onde o Réveillon é uma espécie de carnaval, em que o tradicional desfile no sambódromo é substituído pela grande festa na Praia de Copacabana, que atrai mais de dois milhões de pessoas e conta com palcos de música ao vivo (com muito samba), além de um gigantesco espectáculo pirotécnico à meia-noite. Siga as tradições locais de boa sorte, vestindo branco, e salte sete ondas no mar, de costas para a praia.

Website: visitbrasil.com

Sustentabilidade/Inovação
Fórum Mundial da Economia Circular / Ruanda

6 a 8 de Dezembro

Pela primeira vez em solo Africano, Kigali, no Ruanda, o Fórum Mundial da Economia Circular 2022 (WCEF2022) irá reunir participantes de todo o mundo para aprofundar e conhecer melhor as potencialidades do continente Africano no sentido de construir uma economia global mais resiliente e mais verde. Serão apresentadas algumas das melhores soluções de economia circular do mundo, e debatido como as empresas de África e de outros locais podem aproveitar novas oportunidades e ganhar vantagem competitiva na transição para economias com baixo teor de carbono e resilientes ao clima.

O WCEF2022 decorrerá em formato híbrido, permitindo que as prestações dos líderes empresariais, decisores políticos e peritos de todo o mundo sejam difundidas em grandes ecrãs em várias cidades Africanas para impulsionar um amplo envolvimento com o Fórum. O formato permitirá a participação remota nas discussões sobre modelos e exemplos locais da economia circular.

Website: wcef2022.com

Livros
“O diálogo possível”

Autor: Francisco Bosco
Género: Não Ficção
Editora: Todavia

Nunca a sociedade brasileira esteve tão polarizada. As recentes eleições presidenciais dividiram o Brasil ao meio com Lula e Bolsonaro a encarnarem essa divisão quase milimétrica. Separados por décimas, o resultado da segunda volta das eleições plasmou um país profundamente “binário”, sem espaço para o diálogo. O que explica a crise do debate público brasileiro? Como é que se transformou num país tão polarizado que já não consegue manter uma conversa? Qual o papel dos partidos, das redes sociais ou da imprensa neste cenário? E como o reconstruir? Através deste livro, Francisco Bosco ajuda-nos a entender este Brasil dividido. Ensaísta, professor, cronista e ex-presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Francisco Bosco ocupa actualmente uma das cadeiras do "Papo de Segunda”, programa semanal de debate do canal GNT, ao lado de Fábio Porchat, Emicida e João Vicente de Castro.

Streaming
“Mundos Paralelos” (His Dark Materials) / HBO Max

Género: Fantasia
6 de Dezembro

A série que adapta aos ecrãs o fantástico mundo da trilogia de Philip Pullman e tem conquistado as audiências da HBO, depois de duas temporadas de sucesso vai chegar ao fim com esta terceira temporada focada no último romance, “O Telescópio de Âmbar”.

A nova temporada terá 8 episódios e irá voltar a reunir algumas das personagens principais da série como Lyra (Dafne Keen), Will (Amir Wilson), Sra. Coulter (Ruth Wilson), Mary Malone (Simone Kirby), padre MacPhail (Will Keen), Ruta Skadi (Jade Anouka), Serafina Pekkala (Ruta Gedmintas) e Lord Asriel (James McAvoy). Will, o portador do punhal, e Lyra, a criança filha da profecia, irão continuar a viajar por vários mundos para se encontrarem e protegerem um ao outro.

“Mundos Paralelos” irá agora levar-nos para novos mundos, incluindo a Terra dos Mortos, com personagens a regressar e novas criaturas a serem apresentadas, como os Mulefa e os Galllivespians. Será uma conclusão dramática para a obra de Pullman, não defraudando as expectativas dos fãs.

Outros destaques que merecem a nossa atenção:

Dia 1: Gossip Girl T2 (HBO Max), Caminho Sem Saída (Netflix)
Dia 2: Slow Horses T2 (Apple TV+), Firefly Lane T2 (Netflix), Hot Skull (Netflix) e La Última (Disney+)
Dia 4: George & Tammy (Showtime/Paramount Network) e Housebroken T2 (FOX)
Dia 7: Odio il Natale (Netflix) e La flor más bella (Netflix)
Dia 8: Doom Patrol T4 (HBO Max)
Dia 9: Little America T2 (Apple TV+) e La Casa de Papel: Coreia (Netflix)
Dia 13: Kindred (FX)
Dia 14: National Treasure: Edge of History (Disney+)
Dia 15: The Game T2 (Paramount+)
Dia 16: Paradise PD T4 (Netflix), The Recruit (Netflix) e A Storm For Christmas (Netflix)
Dia 18: 1923 (Paramount+)
Dia 21: Emily in Paris T3 (Netflix) e Jack Ryan T3 (Prime Video)
Dia 22: The Best Man: The Final Chapters (Peacock) e Alice in Borderland T2 (Netflix)
Dia 23: Tríada (Netflix)
Dia 25: The Witcher: Blood Origin (Netflix)

Moda
MFW

5 a 11 de Dezembro, Hotel Montebello Indy, em Maputo<

O Absa Bank Moçambique junta-se a mais uma edição do MFW -  Mozambique Fashion Week (MFW) para apresentar a nova edição do maior evento de moda e lifestyle em Moçambique que, este ano, terá como conceito orientador uma nova visão sobre o mundo em que vivemos.

Na edição deste ano do MFW são esperados cerca de 152 estilistas, representando mais do que o dobro dos estilistas inscritos na edição 2021, nacionais e internacionais, oriundos de Itália, da vizinha África do Sul e do Japão.

Este ano, o objectivo lançado aos criadores passa por apresentar colecções que demonstrem formas convergentes de criação artística subordinadas ao tema: ‘O meu mundo, o teu mundo, o nosso mundo’.