Out of the Box
Os melhores restaurantes do mundo para conhecer em 2023

Para quem gosta de comer bem, deixamos as sugestões de alguns dos restaurantes a visitar no novo ano. Nenhum é particularmente famoso – pelo menos por agora.

AlpiNN – Marebbe, Itália

Impulsionado pela filosofia vanguardista “Cook the Mountain” do renomado chef Norbert Niedelkofler, este lugar inovador está situado no topo de um dos picos das majestosas Dolomitas italianas, explica Invernizzi: “Os hóspedes podem desfrutar do menu inspirado na montanha com base na estrita sazonalidade e na abordagem mais ecológica dos ingredientes locais. Tudo isso num espaço de jantar único, que se parece com uma sala de estar e tem uma vista deslumbrante de 270 graus dos vales e montanhas cobertas de neve ao redor. Os hóspedes sentem, respiram, saboreiam e finalmente perdem-se neste cenário natural único no restaurante mais sofisticado da Europa.”

Bagá – Jaén, Espanha

Antes de o chef-proprietário Pedro Sánchez abrir o Bagá, de apenas sete lugares, na sua cidade natal e receber a sua primeira estrela Michelin, teve uma formação clássica francesa no Château de Bagnols na França, na cozinha de lendas espanholas como Martín Berasategui. A sua cozinha é tecnicamente perfeita, reconfortante e deliciosa e, ao mesmo tempo, ousada e a raiar os limites da criatividade.

Quem pensaria em servir carne maturada por 180 dias com molho de baunilha ou favo de mel com praliné de alho assado?

Haoma – Bangkok, Tailândia

O Haoma é uma experiência gastronómica muito diferente, muito original e divertida. Além disso, deve ser um dos restaurantes mais sustentáveis do mundo. O estabelecimento começou como um restaurante “neo-indiano” com uma impressionante horta urbana na casa do chef e criação do seu próprio peixe. Eles até servem a chuva da monção tailandesa como ‘tranquila ou espumante’, sem mencionar que têm uma carta de vinhos excelente e mágica.

Um projecto culinário super apaixonado que, paralelamente, também preparou meio milhão de refeições até agora para os sem-abrigo de Bangkok. O Haomo recebeu a sua primeira estrela Michelin em Novembro.

Ikoyi – Londres, Inglaterra

Um dos chefs europeus mais visionários da sua geração, Jeremy Chan fundou o Ikoyi com o seu amigo Iré Hassan-Odukale em 2017, inspirado na culinária nigeriana, algo inédito na época. Duas estrelas Michelin e cinco anos depois, Ikoyi superou-se em grande parte. A cozinha ainda é muito sobre o uso engenhoso de especiarias da África Ocidental, mas é mais focada na interpretação da sazonalidade britânica e produtos de origem fina.

Jean-Georges Philadelphia – Filadélfia, EUA

Depois de subir ao 60º andar do prédio mais alto da cidade, pode descer a escadaria cercada por uma queda de água para ser recebido por um carrinho de champanhe num dos restaurantes mais espectaculares dos Estados Unidos. Enquanto desfrutam de um pôr-do-sol lá do alto como um pássaro, os clientes experimentam os sabores globais enraizados na técnica francesa que tornaram todos os restaurantes de Jean-Georges tão queridos por muitos em todo o mundo. A chef Cornelia Sühr reúne ao seu redor uma equipa diversificada de profissionais, muitos dos quais mulheres, e colabora com ceramistas para criar peças exclusivas. São eles que apresentam os pratos elegantes mas decisivos dos dois menus de seis tempos.

Lafleur – Frankfurt, Alemanha

No meio de arranha-céus da zona financeira, encontrará o Lafleur com duas estrelas Michelin num gigantesco jardim de palmeiras. É aqui que Andreas Krolik faz, desde 2014, alta gastronomia vegan, muito antes de esta se tornar uma tendência nos dias de hoje. E fá-lo com uma intensidade, profundidade e complexidade que nos fazem esquecer de comer carne ou marisco. Na verdade, Lafleur serve dois menus; um mais clássico construído com frutos do mar, caviar, carnes, foie gras e assim por diante – e é maravilhoso – mas o menu de degustação vegan é a estrela.

La Villa Madie – Cassis, França

Almoço com vista para o mar no pitoresco porto mediterrâneo de Cassis? O mais novo três estrelas de França é comandado pelo chef Dimitri Droisneau, um nativo da Normandia que trabalhou nos melhores restaurantes de Paris antes de se mudar para o sul da França há 15 anos e assumir o La Villa Madie com a sua esposa, Marielle.

O seu amor reflecte-se na sua culinária cheia de luz, cores e sabores magistralmente equilibrados. Sem dúvida, uma das melhores descobertas deste ano.

Mélisse – Santa Monica, EUA

A instituição do chef Josiah Citrin transformou-se de um grande ambiente de 70 lugares numa maravilhosa sala de jantar nos bastidores. Tem uma entrada separada e uma cozinha aberta, onde o chef escocês Ian Scaramuzza prepara menus degustação criativos da culinária californiana para apenas 14 convidados em 5 mesas.

Silver Lakes Farm – Vale Alazani, Geórgia

Em Kakheti, na histórica região vinícola da Geórgia, com uma vista majestosa das montanhas do Cáucaso, encontramos o restaurante Silver Lakes Farm. É um novo projecto da “rainha da gastronomia georgiana”, Tekuna Gachechiladze.

É um restaurante localizado numa quinta isolada de estradas pavimentadas – e quase da lei. Chegar lá envolve uma viagem de duas horas por estradas montanhosas de Tbilisi, potencialmente com cães selvagens a perseguir o seu carro, até entrar nesta propriedade intocada que oferece o que de melhor pode ser descrito como uma villa de Verão ultra-charmosa.

Ideal para grandes banquetes dos melhores produtos possíveis servidos numa longa mesa do lado de fora numa varanda de uma cozinha aberta por dentro. Tekuna sabe igualmente cozinhar, entreter e criar um jantar.

Tsurutokame – Tóquio, Japão

Num mundo masculino, uma escada estreita leva os clientes ao subsolo para um restaurante único, onde todos os chefs são mulheres, num lugar verdadeiramente único no Japão.

Catorze lugares num tradicional balcão de madeira dão vista para a equipe de chefs, empenhadas em servir a melhor experiência kaiseki sazonal, usando a sua graça e sinergia, bem como as suas facas e panelas.

Nenhum desafio é grande demais para esta equipa inspiradora, que não apenas divide uma cozinha, mas passa horas a estudar idiomas, caligrafia, cerâmica e muitas outras formas de arte, para aprimorar as suas habilidades.