• Quais são os documentos necessários para abrir uma Conta à Ordem (corrente ou poupança)?

    • Preenchimento do formulário de abertura de conta pelo titular;
    • Documento de identificação (DIRE, BI ou Passaporte);
    • NUIT;
    • Declaração de rendimentos;
    • Declaração de residência.
    • Termos e Condições e Ficha de Informação do produto (FIND) a serem fornecidos pelo Banco e assinados pelo Cliente.
  • O que fazer se não tiver a declaração de rendimentos?

    Caso não tenha uma declaração de rendimentos, deve elaborar uma carta a ser fornecida ao Banco, indicando a origem e os saldos médios a serem creditados na conta.

  • Quais são os requisitos para abrir uma Conta a Prazo (Depósito a Prazo)?


    Para abrir uma Conta a Prazo, deve ser Cliente com uma Conta à Ordem activa, com documentos actualizados e saldo suficiente para o efeito.
    • Preenchimento do formulário;
    • Documento de identificação (DIRE, BI ou Passaporte);
    • Termos e Condições e Ficha de Informação do produto (FINDP) a serem fornecidos pelo Banco e assinados pelo Cliente.
  • Qual é o valor mínimo a depositar no acto de abertura de conta? Esse valor pode ser levantado posteriormente?

    A abertura de conta é gratuita. No entanto, existem produtos que, pela sua natureza, exigem um valor mínimo de abertura em Moeda Nacional (MN) ou Moeda Estrangeira (ME). Este valor fica disponível para levantamento. Consulte a respectiva FIND ou FINDP para mais informações.

  • Quais são os prazos disponíveis para a constituição do Depósito a Prazo?

    Os prazos disponíveis para a constituição do Depósito a Prazo são de 30, 90, 180, 365 e 730 dias, equivalentes a 1, 3, 6, 12 e 24 meses, respectivamente (de acordo com o tipo de DP).

    a) DP Normal: 30, 90, 180, 365 e 730 dias
    b) DP Flexivel: 30, 90, 180 e 365 dias
    c) DP Dinheiro Hoje: 90, 180 e 365 dias

  • É possível fazer o reforço do Depósito a Prazo?

    Não. Os actuais produtos de  Depósito a Prazo não permitem o reforço.

  • Se eu cancelar o Depósito a Prazo antes do prazo acordado, irei sofrer alguma penalização?

    Sim, de acordo com o respectivo tipo de DP constituído:

    a) No caso de um DP Normal: Se o Cliente mobilizar o DP antecipadamente, perderá a totalidade dos juros recebidos e/ou a receber. No caso de juros já recebidos, o Banco procederá à dedução no capital investido do montante dos juros recebidos.

    b) No caso de um DP Flexível: Se a mobilização antecipada for até 50% do capital, não será aplicada qualquer penalização e o Cliente não perderá os juros já acumulados. Se a mobilização antecipada for superior a 50%, o Cliente perderá os juros recebidos ou por receber, devendo reembolsar o Banco nos casos em que tenha recebido juros. Assim, o Cliente autoriza desde já o Banco a efectuar a dedução no capital investido dos juros recebidos, na conta de Depósito a Prazo.

    c) No caso de um DP Dinheiro Hoje: O Banco procederá à dedução no capital investido do montante dos juros recebidos.

  • Quais são os documentos necessários para aderir a um Cartão de Crédito?

    • Formulário devidamente preenchido e assinado - Carimbo "assinatura Confere"
    • Termos e condições do produto, devidamente assinado (o Cliente deve rublicar em todas as páginas)
    • FINC - Ficha de Informação Normalizada de Crédito - Cartão de Crédito, devidamente assinada
    • Cópia do BI
    • NUIT
    • Declaração de Rendimentos
    • Borderaux de Salário
    • Extracto da Conta Salário dos últimos 3 meses
    • Extracto do Cartão de Crédito que tiver com outros Bancos
    • Plano de amortização do Empréstimo que tiver com outros Bancos
  • Quais são as vantagens de ter um Cartão de Crédito?

    • Facilidade de pagamento parcelado.
    • Acúmulo de pontos ou milhas (dependendo do tipo de Cartão).
    • Ofertas e benefícios exclusivos, como descontos em parceiros e programas de recompensas.
    • Maior segurança em compras, com a possibilidade de contestação de transacções fraudulentas.
  • Como funciona o limite de crédito?

    O limite é o valor máximo que você pode gastar no Cartão. Ele é definido pela instituição financeira com base no seu perfil de crédito, como renda e histórico de pagamento

  • O que é a taxa de juro do Cartão de Crédito?

    Quando você não paga a factura integralmente, os juros incidem sobre o saldo devedor. A taxa de juros do crédito rotativo pode ser muito alta, portanto, é importante pagar o total da factura sempre que possível.

  • Como posso aumentar o meu limite de crédito?

    O aumento do limite depende de diversos factores, como a análise do seu comportamento financeiro e histórico com o Banco. Você pode solicitar um aumento, mas ele estará sujeito à aprovação. O aumento pode ser permanente ou temporário.

  • Quais são as comissões/taxas associadas ao Cartão de Crédito Absa?

    • A subscrição/emissão e pedidos suplementares sao grátis;
    • A anuidade incide um ano depois, sendo MZN 1,650 para o Cartão Classic, 2500 para o Gold e 2750 para Platinum
    • Taxas de juros competitivas apartir de 3% sobre o valor em dívida, dependendo do tipo de Cartão
    • Comissão em transacções Internacionais (OIF) a 7% sobre o valor da transacção
    • Comissão de levantamento ATM (Cash Advance) a 6% do valor da transacção, mínimo de Mzn 310.00
    • Juros de mora a 2% do valor total em dívida
    • Imposto de Selo a 2% sobre o valor total em dívida
  • O que acontece se eu atrasar o pagamento da prestação?

    O atraso no pagamento pode gerar jurosde mora, e até a inclusão do seu nome na Central de Risco do Banco de Moçambique. Isso  pode afectar seu limite e a sua pontuação de crédito.

  • Quais são os Canais Digitais do Absa Moçambique?

    Os Canais Digitais do Absa Bank Moçambique incluem o Absa Internet Banking, Absa App, Absa Móvel (*443#), Absa Access Online e Absa Host to Host. Estes canais permitem a gestão de contas e a realização de transacções bancárias de forma cómoda e segura.

  • Como posso aceder ao Absa Internet Banking?

    Pode aceder ao Absa Internet Banking através do site oficial do Absa Bank Moçambique (www.absa.co.mz). Se for um novo utilizador, deverá efectuar o registo utilizando os seus dados bancários, sem necessidade de se deslocar a uma Agência.

    Pode aceder ao Absa Internet Banking através do site oficial do Absa Moçambique (www.absa.co.mz). Se for um novo utilizador, deverá efectuar o registo utilizando os seus dados bancários, sem necessidade de se deslocar a uma agência.
  • Como posso recuperar a minha senha do Internet Banking?

    Poderá redefinir a sua senha na página de acesso ao Internet Banking, clicando em "Esqueceu a senha?" e seguindo as instruções apresentadas.

  • O Absa App está disponível para iOS e Android?

    Sim, o Absa App pode ser descarregado a partir da App Store (iOS) e da Google Play Store (Android).

  • Como posso activar o Absa App no meu telemóvel?

    Após instalar o Absa App, deverá seguir as instruções para efectuar o registo, utilizando os seus dados bancários e criando uma palavra-passe de acesso.

  • O que é o Absa Móvel (443#)?

    O Absa Móvel (*443#) é um serviço de mobile banking baseado em USSD que permite a realização de transacções sem necessidade de ligação à internet.

  • Que operações posso realizar no Absa Móvel (443#)?

    Através do Absa Móvel, poderá consultar o saldo, efectuar transferências bancárias e para carteiras móveis, adquirir recargas, pagar serviços, entre outras operações.

  • O que fazer se o meu acesso ao Absa Access Online estiver bloqueado?

    Deverá contactar directamente o seu Gestor de Conta ou a equipa de suporte do Absa através do e-mail absaaccesssupport@groups.absa.africa ou solicitar a reposição da senha na plataforma.

  • O que é o Absa Host to Host e como funciona?

    O Absa Host to Host é uma solução corporativa que permite a integração directa entre os sistemas das empresas e o Banco, possibilitando o processamento automatizado de pagamentos em massa e outras operações financeiras.

  • Posso utilizar os Canais Digitais para efectuar transferências internacionais?

    Sim, algumas plataformas, como o Absa Access Online, o Absa Host to Host e o Absa Internet Banking, permitem a realização de transferências internacionais. Recomendamos que consulte os limites e requisitos específicos junto do Banco.

  • É seguro utilizar os Canais Digitais do Absa?

    Sim, os Canais Digitais do Absa utilizam tecnologias avançadas de encriptação e autenticação multifactor para garantir a segurança das suas transacções.

  • O que devo fazer se suspeitar de fraude na minha conta digital?

    Deverá contactar de imediato o seu Gestor de Conta ou a Linha do Cliente através do número 1443 ou do e-mail LinhaCliente@absa.africa. Além disso, deve alterar as suas credenciais de acesso e nunca partilhar o seu PIN ou senha com terceiros.

  • Onde posso obter mais informações ou suporte?

    Poderá deslocar-se a uma Agência do Absa, contactar a Linha do Cliente através do número 1443 ou do e-mail LinhaCliente@absa.africa, ou consultar a secção de ajuda no site oficial do Absa Moçambique (www.absa.co.mz).

  • Como posso apresentar uma reclamação ao Absa Moçambique?

    Poderá apresentar uma reclamação directamente em uma Agência do Absa, através da Linha do Cliente pelo número 1443, ou enviando um e-mail para LinhaCliente@absa.africa.

  • Quais informações devo fornecer ao fazer uma reclamação?

    Ao fazer uma reclamação, forneça seu nome completo, número da conta, detalhes do problema, e qualquer documentação relevante que possa ajudar na resolução da questão.

  • Quanto tempo o Absa leva para responder a uma reclamação?

    O Absa se esforça para responder a todas as reclamações dentro de 5 dias úteis. No entanto, o tempo de resolução pode variar dependendo da complexidade do problema.

  • O que devo fazer se não estiver satisfeito com a resposta à minha reclamação?

    Se não estiver satisfeito com a resposta inicial, você pode solicitar uma revisão da sua reclamação. Entre em contacto novamente com a Linha do Cliente ou visite uma Agência para discutir o problema com um Gerente.

  • Posso acompanhar o estado da minha reclamação?

    Sim, poderá acompanhar o status da sua reclamação entrando em contacto com a Linha do Cliente ou verificando directamente na Agência onde a reclamação foi registada.

  • Quais são os Canais Digitais disponíveis para registar uma reclamação?

    Além de visitar uma Agência, você pode registrar uma reclamação através do Absa Internet Banking, Absa App, ou enviando um e-mail para LinhaCliente@absa.africa.

  • O que devo fazer se suspeitar de fraude na minha conta?

    Se suspeitar de fraude, entre em contacto imediatamente com a Linha do Cliente pelo número 1443 ou envie um e-mail para LinhaCliente@absa.africa. Além disso, altere suas credenciais de acesso e nunca partilhe seu PIN ou senha com terceiros.

  • Como o Absa garante a segurança das minhas informações ao fazer uma reclamação?

    O Absa utiliza tecnologias avançadas de encriptação e autenticação multifactor para garantir a segurança das suas informações durante o processo de reclamação.

  • O que devo fazer se a minha reclamação não for resolvida?

    Se a sua reclamação não for resolvida de maneira satisfatória, poderá escalá-la para o Banco de Moçambique ou outras autoridades reguladoras competentes.

  • O que é um seguro?

    O seguro é um contrato entre o segurado (Cliente) e a seguradora, no qual o segurado é condicionado a pagar um prémio (preço do contrato) para ter protecção financeira contra determinados riscos, como acidentes materiais ou corporais, doenças, morte, roubos patrimoniais.

  • Quais são os tipos de seguros disponíveis?

    Os principais tipos de seguros disponíveis no Absa incluem:

    • Seguro de Vida ligado ao Crédito – Protege financeiramente os interessea do Banco.
    • Seguro de Vida Tranquilo (Classic Life) - Protege financeiramente a família em caso de morte ou invalidez permanente. Seguro Família - Protege despesas fúnebres do segurado ou assegurado. Seguro Hospitalar – Cobre despesas de internamento hospitalar.
    • Seguro Automóvel – Cobre danos ao veículo e terceiros em caso de acidentes e roubo.
    • Seguro incêndio – Protege riscos relacionados a incêndios no edifício residencial, escritórios ou armazéns.
    • Seguro de Acidentes Pessoais – Garante indemnização em caso de invalidez ou morte acidental.
    • Seguro Empresarial – Protege empresas contra riscos financeiros que possam causar danos ou perdas ao património da empresa, lucros da empresa durante a actividade operacional.
  • Como funciona a contratação de um seguro?

    O Cliente escolhe o tipo de seguro desejado, preenche um formulário com informações pessoais e de risco, realiza o pagamento do prémio e, após aprovação, recebe a apólice com todas as condições do contrato.

  • O que é uma apólice de seguro?

    A apólice de seguro é o documento que formaliza o contrato entre o segurado e a seguradora, detalhando as coberturas, valores segurados, prazos, exclusões e condições gerais.

  • O que é o prémio do seguro?

    O prémio é o valor (preço) do seguro pago à seguradora que pode variar de acordo com o tipo de apólice (contrato) para obter cobertura de determinado risco. A frenquência de pagamento pode ser única ou parcelada, conforme definido na apólice.

  • Como accionar o seguro em caso de sinistro?

    Em caso de sinistro (evento coberto pelo seguro), o segurado deve contactar a seguradora, apresentar os documentos necessários e seguir as orientações para a análise e, se aplicável, o pagamento da indemnização.

  • O que pode levar à recusa de um pedido de indemnização?

    O pedido pode ser recusado se houver:

    • Falta de pagamento do prémio.
    • O sinistro estiver fora das coberturas contratadas.
    • Informação incorrecta ou omissão de dados na contratação do seguro.
    • Fraude ou tentativa de fraude.
  • É possível cancelar um seguro?

     Sim, o segurado pode solicitar o cancelamento do seguro a qualquer momento. Dependendo das condições da apólice, pode haver reembolso proporcional do prémio pago.

  • Como posso obter mais informações sobre os seguros disponíveis?

    Para mais detalhes sobre os seguros disponíveis, coberturas e condições, entre em contacto com a nossa equipa ou consulte a sua apólice.

  • O que é um crédito com garantia hipotecária?

    É uma linha de financiamento em que o requerente apresenta um imóvel como garantia de pagamento do empréstimo contraído. 

  • O que é um Crédito Habitação?

    É um contrato de empréstimo em que o Banco disponibiliza, ao Cliente, um determinado montante com finalidades de aquisição, valor este que é devolvido num prazo acordado por ambos. Em contrapartida, o imóvel a adquirir fica hipotecado a favor do ABM até o cumprimento total da sua obrigação ou maturidade do crédito.

  • Quais são as condições de adesão?

    • Ter a idade mínima de 21 anos e máxima de 60 anos, que é abrangido para o financiamento de 1 ano a 25 anos e 60-65 anos damos até 15 anos de financiamento.
    • Conta salário obrigatório, ter relação com o ABM de pelo menos 3 meses.
  • Quais são os benefícios do Crédito Habitação do Absa Bank?

    • Realização do sonho de casa própria; 
    • Aquisição de um bem com valor crescente no mercado; 
    • Taxa de juro competitiva;
    • Operação garantida, tranquila e segura com o Banco;
    • O Imóvel a adquirir é a garantia para o financiamento;
    • Prémio de seguro financiado e com preços competitivos
  • Qual é o montante mínimo para aderir ao leasing e qual o prazo contratual?

    O crédito habitação parte de 1,500,000.00 MT e vai até 34,000,000.00 MT podendo se estender ainda mais mediante a capacidade do cliente

  • Quais são os requisitos para adesão?

    • Comprovativo de rendimentos:
    • Carta da entidade patronal a confirmar o vínculo contratual (deve incluir salário líquido mensal, data de admissão, validade do contrato e função); 
    • Declaração de rendimentos do cônjuge, BI e nuit (no caso de existência e queira incluir os rendimentos deste); 
    • Cópia do documento de identificação do proponente (B.I./Passaporte/DIRE);
    • Cópia do NUIT do proponente;
    • Extratos Bancários dos últimos 6 meses (se ainda não for cliente do Absa Bank); 
    • Atestado/ comprovativo de residência;
    • Certidão predial (3 meses de validade) Certidão matricial (3 meses) Sisa e Contracto Promessa de Compra e venda.
  • Existe algum encargo neste crédito?

    Sim, existe e ficam a cargo do Cliente que são:

    • Avaliação do imóvel, seguro de vida e imóvel e a formalização da garantia. 
    • Temos também os juros mensais que são cobrados no desembolso e a comissão de preparos.
  • Caso eu queira liquidar o meu financiamento de forma antecipada, é possível?

    Sim, para tal só terá que pagar 2,5% sobre o valor que pretende liquidar

  • Ao longo do financiamento, posso mudar de garantia?

    Sim, desde que nos apresente a nova garantia e que a mesma tenha o titulo definitivo e que consiga cobrir o financiamento vigente

  • Como posso obter uma simulação?

    Podera solicitar junto ao seu Gestor directo no Balcão que dará a assistência devida, do inicio até ao fim do processo

  • Onde posso obter mais informações ou suporte?

    Poderá deslocar-se a uma Agência do Absa, contactar a Linha do Cliente através do número 1443 ou do e-mail LinhaCliente@absa.africa, ou consultar a secção de ajuda no site oficial do Absa Moçambique (www.absa.co.mz).

  • Como posso ter acesso a um empréstimo no Absa?

    Para ter acesso a um empréstimo no Absa, é necessário seguir os seguintes passos:

    a)Solicitação: O Cliente deverá solicitar o empréstimo directamente no Banco, seja online ou em uma Agência Absa, onde um gestor de Cliente estará disponível para guiá-lo no processo.

    b) Documentos necessários: O Cliente deverá apresentar  os seguintes documentos: Documento de Identificação, NUIT, Comprovativo de Rendimento, Comprovativo de Residência e outros que possam ser solicitados conforme o tipo de empréstimo.

    Análise e aprovação: Após a solicitação, será realizada uma análise de crédito para avaliar a viabilidade do empréstimo.

  • Como posso obter uma simulação do empréstimo?

    Pode solicitar uma simulação do empréstimo diretamente no Banco, seja online ou em uma Agência Absa, onde um gestor de Cliente estará disponível para guiá-lo no processo.

  • Como posso alterar a data do meu empréstimo?

    Para solicitar a alteração da data do seu empréstimo, envie uma carta ou e-mail ao seu Gestor de Conta informando a nova data desejada e a justificativa para a mudança. A equipa de Cobrança e Recuperação de Crédito realizará uma simulação, que será apresentada para sua aprovação. Após a validação, a alteração da data será efectivada.

  • Não tenho como pagar as prestações do meu empréstimo. O que posso fazer?

     Banco oferece diversas soluções para Clientes que enfrentam dificuldades no pagamento do empréstimo. As principais opções são:

    Se estiver desempregado:

    Notifique o seu Gestor de Conta, apresentando a carta de rescisão do contrato de trabalho, que deve incluir o motivo da demissão.

    Caso a rescisão tenha ocorrido por iniciativa da empresa, devido a reestruturação ou extinção do cargo, o Cliente poderá receber até 6 meses de pagamento das prestações através da seguradora.

    Se a rescisão ocorreu por justa causa, acordo revogatório ou se estiver a enfrentar dificuldades financeiras:

    Reestruturação do empréstimo: Revisão do valor da prestação e do prazo de pagamento.

    Moratória do empréstimo: Suspensão do pagamento por um período de 1 a 6 meses, com a opção de pagar apenas os juros mensais.

    Para solicitar qualquer uma destas opções, entre em contacto com o seu Gestor de Conta e apresente os seguintes documentos:

    • Declaração de rendimentos actualizada
    • Cópia do documento de identidade (BI)
    • Carta de solicitação formal
    • Outros documentos que possam justificar a sua situação

     

  • Com quanto tempo posso solicitar um reforço do meu empréstimo?

    Pode solicitar um reforço após 3 meses, desde que o seu histórico de pagamentos esteja em conformidade com as exigências estabelecidas.

  • Como faço para solicitar um reforço do meu empréstimo?

    O Cliente deverá solicitar o reforço do empréstimo directamente no Banco, seja online ou em uma Agência Absa, onde um gestor de Cliente estará disponível para guiá-lo no processo.

  • Quais são os canais digitais disponíveis para clientes corporativos?

    Estão disponíveis os seguintes canais: H2H (Host-to-Host) e AAO (Absa Access Online).

  • Como posso aceder ao serviço de banca online para empresas?

    Pode aceder através do seguinte endereço: www.absaaccess.co.mz

  • É possível ter vários utilizadores e diferentes perfis no canal digital?

    Sim, é possível ter vários utilizadores e configurar diferentes níveis de autorização, permitindo maior controlo e segurança sobre as transacções efectuadas.

  • É possível escolher e limitar o acesso dos utilizadores?

    Sim, os acessos são atribuídos conforme as permissões necessárias para cada utilizador. Podem ser definidos como:

    • Visualizadores (acesso apenas para consulta, sem possibilidade de efectuar transacções),
    • Iniciadores (com permissão para carregar transacções),
    • Aprovadores (com responsabilidade para autorizar transacções).

    Também é possível conceder acesso total, conforme se julgar conveniente.

  • O que devo fazer em caso de perda de acesso ou bloqueio das minhas credenciais?

    • Em caso de perda de credenciais, pode clicar em "Esqueceu-se dos detalhes?" para solicitar o seu usuário ou redefinir a sua palavra-passe.
    • Em caso de bloqueio do perfil, deve enviar um e-mail à equipa de suporte: absaaccesssupport@groups.absa.africa, solicitando o desbloqueio.
  • Posso alterar a minha palavra-passe de acesso?

    Sim, pode alterá-la sempre que considerar necessário.

  • O AAO (Absa Access Online) está disponível 24 horas por dia?

    Sim, o AAO está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
    Contudo, as transferências para outros bancos estão sujeitas aos seguintes cut-offs:*

    14h00 para transferências normais;
    15h00 para transferências em tempo real.

    *As transfêrencias aprovadas após o horário cut-off são processadas no dia útil seguinte.

  • O H2H (Host-to-Host) est+a disponível 24 horas por dia?

    Sim, o canal H2H está igualmente disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e obedece aos mesmos cut-off time  para transferências interbancárias:

    14h00 para operações normais;
    15h00 para operações em tempo real.

    *As transfêrencias aprovadas após o horário cut-off são processadas no dia útil seguinte.

  • Posso utilizar o Absa Access Online no estrangeiro?

    Sim, desde que tenha acesso a um dispositivo com ligação à Internet, poderá utilizar o serviço a partir de qualquer localização. 

  • Quais são os requisitos para abrir uma conta empresa?

    Entidade

    •  Requerimento a solicitar a abertura da conta, mencionando as moedas e a nomear os assinantes e respectivas condições de movimentação, (deve ser assinada pelo representante da Sociedade com poderes para o efeito; impresso em papel timbrado);
    • Formulários de Abertura de Conta em anexo;
    • Certidão comercial, emitida há 3 meses no máximo pela Conservatória do Registo das Entidades legais;
    • Estatutos publicados no Boletim da República, extracto integral dos Estatutos e alterações subsequentes;
    • Alvará ou Licença emitida pela entidade competente;
    • NUIT da Sociedade, (Declaração da Autoridade Tributária);
    • Deliberação da Assembleia Geral ou do órgão social competente a nomear os representantes da sociedade com poderes para abrir a conta e a nomear os assinantes ou, Procuração emitida pela Sociedade a nomear os representantes da sociedade com poderes para abrir a conta; (deve ser reconhecida)
    • Certificado de NUIB, se aplicável

    Assinantes

    •  Bilhete de Identidade, DIRE, Passaporte, Carta de Condução, Cartão Militar, Cartão de Trabalho, Documento de Identificação de Refugiado, Cartão de Eleitor;
    • Comprovativo de residência emitida nos últimos 3 meses, através de facturas emitidas pelos serviços de energia, água, telefone, internet, extracto recente de cartão de crédito ou débito de uma outra instituição financeira, referência bancária recente, declaração de bairro ou da entidade patronal;
    • NUIT para os assinantes residentes ou número de tributação fiscal do país de origem (pode ser confirmado por email).

    Sócios, últimos beneficiários e Administradores Executivos

    •  Organograma da estrutura accionista para identificação de todos os sócios e últimos beneficiários que detém 10% ou mais do capital social da empresa (impressa em papel timbrado da empresa);
    • Documentos de registo das empresas sócias com 10% ou mais do capital social da empresa se aplicável;
    • Documentos de identificação, prova de residência emitida nos últimos 3 meses e NUIT (se aplicável) de todos sócios, últimos beneficiários de que detenham 10% ou mais do capital e de todos membros Executivos do Conselho de Administração.

    Notas importantes ( a concluir em 60 dias a contar da data de abertura de conta):

    1. A nossa lei do Banco Central exige que toda a documentação seja traduzida para português
    2. Se a documentação for produzida no exterior deve ser previamente:

    • Autenticada por um Notário Público no País de origem;
    • Certificada pela Embaixada/Consulado Moçambicano no País de origem e pelo Gabinete dos Negócios Estrangeiros  (ou autoridade equivalente).
  • Quanto tempo leva para abrir uma conta empresarial?

    Conta aberta em até 48 horas, após apresentação de documentação completa e em conformidade.

  • Posso abrir uma conta empresarial online?

    Não, no entanto temos uma equipa dedicada para ajudar no processo. Para mais detalhes contacte CIBOnboarding@absa.africa

  • Quais são os documentos exigidos para abertura de conta de uma empresa estrangeira?

    Documentos internacionais válidos:

    Tradução para Português, Autenticação de Notário Público no país de origem, Certificação pelo Gabinete dos negócios estrangeiros ou autoridade equivalente e Certificação pelo Consulado Moçambicano com jurisdição sobre o País relevante

    Caso alguma dúvida persista, por favor não hesite em contactar CIBOnboarding@absa.africa.

  • Onde posso consultar o preçário para empresas?

    Pode aceder ao nosso preçário completo aqui:

     https://www.absa.co.mz/pt/rates-and-currency/

  • Quais os horários de atendimento ao cliente corporativo?

    O horário de funcionamento do banco é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00. No entanto, os nossos Gestores de Relacionamento estão sempre disponíveis para prestar apoio sempre que necessário, de forma flexível e personalizada, conforme as necessidades da sua empresa. Adicionalmente, pode contar com a nossa Linha do Cliente, disponível 24/7, para assistência em questões urgentes ou operacionais. Linha do Cliente:

    Rede Móvel: 1443/1223

    Chamada Internacional: +258 21 344 400

    Email: linhacliente@absa.africa

  • O banco oferece suporte fora do horário normal de expediente?

    Sim, a nossa Linha do Cliente opera 24/7, prestando suporte aos produtos e serviços do banco, bem como fornecendo informações gerais.

  • Quais são os contactos da linha do Cliente do Absa?

    Poderá contactar à nossa Linha do Cliente através dos contactos: Local: 1443 e Internacional: 258 21 344 400. Poderá, ainda, usar o nosso endereço electrónico: linhacliente@absa.africa.

  • Quais são os produtos de crédito disponíveis para empresas?

    Oferecemos uma gama de soluções de crédito ajustadas às necessidades da sua empresa, que incluem empréstimos de curto, médio e longo prazos, bem como linhas de crédito rotativas, facilidades de descoberto e financiamento de projectos específicos.

    Para conhecer em detalhe os nossos produtos de crédito empresarial, consulte aqui a nossa página dedicada às soluções de financiamento.

  • É possível solicitar financiamento para importação/exportação?

    Sim. Dispomos de uma equipa especializada em Trade Finance, pronta para apoiar a sua empresa em operações de comércio internacional, com soluções como cartas de crédito, garantias bancárias, remessas documentárias e financiamento de importação/exportação.

    O nosso apoio inclui aconselhamento técnico e acompanhamento personalizado ao longo de todo o processo.

  • Quais os critérios de elegibilidade para obter um empréstimo empresarial?

    A análise de elegibilidade baseia-se numa avaliação global da sua empresa, incluindo situação financeira, histórico de crédito, capacidade de reembolso, finalidade do crédito e documentação legal. Cada caso é analisado individualmente, garantindo uma abordagem justa, transparente e alinhada com as necessidades da sua empresa.

  • Quais são as opções disponíveis para efectuar pagamentos salariais?

    Disponibilizamos várias formas seguras e eficientes de efectuar pagamentos salariais, adaptadas à estrutura e necessidades da sua empresa:

    - Canal digital empresarial (Absa Access Online): permite efectuar pagamentos em ficheiro com diferentes níveis de aprovação e controlo de acessos;

    • Integração com ERP: possibilita a automatização do processo salarial através da integração directa entre o sistema de gestão da sua empresa e o nosso sistema bancário (via API ou host-to-host);
    • Envio manual de ficheiros: opção flexível que permite o envio de ficheiros de salários validados pela empresa para processamento pelo banco.

      Todas as soluções garantem confidencialidade, fiabilidade e conformidade regulatória, assegurando que os seus Colaboradores recebem os seus salários de forma pontual e segura.
  • Como funcionam os pagamentos a fornecedores nacionais e internacionais?

    Para fornecedores nacionais, disponibilizamos pagamentos individuais ou em ficheiro, com agendamento e personalização de autorizações.

    Para fornecedores internacionais, oferecemos serviços de transferência internacional (Swift) com suporte documental, e possibilidade de integração com produtos de Trade Finance como cartas de crédito e remessas documentárias.

    A nossa equipa está disponível para apoiar na selecção da melhor opção para cada necessidade.

  • O banco oferece soluções de cobrança automática ou domiciliada?


    Sim. Dispomos de soluções de débito directo para facilitar a regularização de pagamentos por parte dos seus clientes. Estas soluções são ideais para empresas que recebem pagamentos recorrentes (ex: serviços, mensalidades, prestações).

    Também oferecemos referências para pagamento via canal digital, POS, ATMs e Agência, para melhorar a eficiência da sua tesouraria.