Africanicidade III
Chegou para nos ajudar? Algumas aplicações práticas do ChatGPT

O protótipo de chatbot ‘inteligente’ lançado pela Open AI tem dominado as atenções dos ‘fanáticos’ da Inteligência Artificial pelas suas respostas detalhadas e semelhantes às de humanos. E não só.

Mudanças ambientais, defesa da democracia, recessão global e... ChatGPT. Foram estes os temas do recente Fórum Económico Mundial, que se realizou em Davos, na Suíça.

O ChatGPT é um chatbot de inteligência artificial que gera escrita semelhante à humana e vem ganhando visibilidade desde o final do ano passado, em função da forma como a Inteligência Artificial em texto se desenvolve na interacção com os humanos.

A novidade é que não são só os ‘fanáticos’ da IA que estão fascinados com a tecnologia, e o Fórum mostrou que o tema também está na agenda de empresários, executivos e até dos governantes de todo o mundo.

Apesar da crescente popularidade do ChatGPT (e das dezenas de outras aplicações que entretanto surgiram com base no sistema de criação com base em IA, e que vão da criação de desenho artístico à fotografia, passando pela composição de músicas, só para citar uns exemplos), ainda existem muitas questões técnicas na discussão.

No entanto, o sistema é aplicável para vários tipos de finalidades que já fazem parte do quotidiano de muitas empresas, vejamos quais:

Produção de conteúdo técnico

A IA é extremamente poderosa do ponto de vista de compilar e agregar informações técnicas sobre os mais diversos assuntos (uma espécie de futuro do Google, mais rápido, dinâmico e a trabalhar... por si). Por conta disso, pode usar-se o chat GPT para ajudar a escrever um livro, um estudo, ou uma obra mais técnica.

Interface com o consumidor

O Chat também é bem poderoso no que tange à previsibilidade de dúvidas que utilizadores possam ter sobre determinados tipos de produtos porque a IA traz tutoriais prontos e fáceis de executar para uma série de automações e processos do dia-a-dia de inúmeras empresas de várias áreas.

Códigos

A IA cria código (html e outros) desde que estabelecidos os parâmetros correctos, o que facilita, e de que maneira, o trabalho dos programadores, estando já a ser usada, de forma mais ou menos exploratória, em cada vez mais linhas de serviço de empresas.

Serviços de Apoio ao Cliente

A IA pode ser treinada e, com isso, auxiliar na automação de respostas aos consumidores, em várias línguas, com integração directa no websites das empresas que o decidirem inserir no código das suas plataformas.

A OpenAI é uma empresa sem fins lucrativos de pesquisa em inteligência artificial, fundada em 2015 por Altman, Musk e outros investidores de Silicon Valley.

Elon Musk deixou o conselho em 2018 devido a um conflito de interesses entre a OpenAI e a pesquisa de direcção autónoma que está a desenvolver na Tesla. No entanto, continua a ser um dos investidores e compartilhou o seu “entusiasmo” com o lançamento do ChatGPT. “É assustadoramente bom”, disse... no Twitter, claro.

O ChatGPT não é o primeiro chatbot de IA a ser criado. Várias empresas como a Microsoft já se interessaram pelo mundo dos chatbots, mas não obtiveram o mesmo sucesso desta versão.