Lara Zoig 
Dar vida (e tempo) ao barro. E a nós próprios

Os workshops de cerâmica que Lara Zoig realiza em Maputo são diferentes. Porquê? Porque mais do que fazer peças de barro, são uma experiência de troca e partilha, e entre a criação de uma peça e outra, ainda pode tomar um vinho ou um chá, saborear um dos deliciosos petiscos (que a própria Lara faz) enquanto escuta uma música que torna tudo (ainda) mais leve.

A ideia é que as pessoas possam realmente relaxar para deixar a criatividade aflorar enquanto se conectam com um pedaço de barro. Os workshops de cerâmica são para todos, a partir de 15 anos, com ou sem experiência prévia. Apesar de parecer algo complicado, fazer cerâmica é algo simples e relaxante, mas que exige tempo – não ache que sairá da aula com a peça para a sua casa. São necessárias basicamente três aulas, com uma diferença de duas semanas entre cada aula, para que se possa ter as criações prontas.

Na primeira aula, cria-se a peça ou as peças – se não sabe o que fazer, pode pesquisar antes de ir para a aula, assim já irá com uma ideia do que fazer. Mas também pode ir ao Pinterest para ter ideias. Nesta primeira aula, a Lara explica sobre algumas técnicas manuais que existem, como bola, placa e o rolo, e auxilia na criação e aperfeiçoamento da peça.

Depois é preciso deixar que aquele barro fique bem seco para que se possa realizar a segunda etapa, quando é possível corrigir as imperfeições da peça e, então, pintá-la, caso seja da vontade da pessoa, facto que a artista recomenda, tanto pelo aprendizado quanto pela chance de transformar aquele barro em uma peça ainda mais exclusiva e com a sua assinatura. 

Após essa etapa, com as peças totalmente secas, as mesmas vão para o forno, onde passam pelo processo da queima. É nesta etapa que a “mágica” acontece, e o barro é transformado em cerâmica. O forno utilizado é um especial, pois atinge uma temperatura de cerca de 1000ºC e requer mais ou menos 48h para que o processo finalize. No terceiro workshop, é o momento de se aprender a vidrar a peça, para que fique impermeável e nela se possam usar líquidos e alimentos.

Chega-se então, na última etapa, à segunda queima, no mesmo forno, mas com uma temperatura um pouco mais elevada, desta vez vai quase aos 1200ºC e demora quase 72h para se ter a peça finalizada – um prato, uma chávena, uma saboneteira, um copo, um objecto de decoração, ou qualquer outro elemento que tenha criado. 

Transformar o barro em cerâmica requer tempo e paciência, mas os resultados são sempre surpreendentes e satisfatórios.

Os workshops de cerâmica da Lara Zoig acontecem todas as Terças e Quintas, das 17h às 20h, e um Sábado ao mês, entre as 15h e as 18h, no seu ateliê, que fica em sua casa. 

Todo o material necessário para a prática, ou seja, barro, utensílios, avental, tintas, e as queimas, é fornecido pela própria Lara e já está incluído no preço.

Cada sessão comporta até 8 pessoas, e tem um valor de 1500 Meticais por pessoa, com a opção de comprar o pacote de 10 sessões que dá direito a uma aula de oferta. É possível conversar com a Lara para a realização de grupos fechados e comemorar aniversários, uma actividade diferente entre amigos e familiares, e até grupos de trabalho para diversificar as tarefas do dia-a-dia. Ainda é possível adquirir vouchers em cartão como uma forma de presente.

Caso não tenha interesse no workshop, mas queira conhecer mais sobre o trabalho da Lara Zoig, ela expõe peças na sua loja, Salada, que fica na Avenida Kim II Sung. 

A compra e marcações dos workshops são feitos directamente com a Lara, por meio do site www.larazoig.com ou pelo telefone +258 845 999 471.