Mathária Empreendimentos
Uma super ideia, para um Super Alimento

Quando se fala de um super alimento, a moringa é o exemplo perfeito. Cada vez mais consumida, no país e um pouco por todo o mundo, esta planta que é bastante rica em nutrientes é um forte aliado para a dieta alimentar, melhorando a digestão, fortalecendo o sistema imunitário, regulando os níveis de açúcar no sangue e a tensão arterial.

E foi a pensar nesses benefícios que a Mathária Empreendimentos, uma PME moçambicana, lançou em 2017 no mercado a Super Alimentos, quando deu início ao processamento das folhas da moringa cultivadas pela empresa, em Ribáuè, província de Nampula, e, posteriormente, processadas em chá e em pó, na unidade fabril do projecto, localizada na cidade de Nampula.

No entanto, o percurso desta empresa começou dois anos antes, em 2015, com o plantio da moringa, naquele distrito, onde a empresa explora uma área de 40 hectares de cultivo. Daí, o empreendimento foi-se expandindo, com a introdução de uma infusão, resultante da mistura do chá preto com a moringa.

Alexandre Santos, sócio e Director-geral, explica que a Mathária Empreendimentos (nome fiscal da organização) é uma empresa familiar do ramo agrícola e de agro-processamento, que se formalizou em 2010. No entanto, a sua história é mais longa do que o que inicialmente poderíamos pensar. “A operação agrícola estabelecida em Ribáuè iniciou na década de 1960, com o meu avô, e a actividade principal era a produção de tabaco e criação de gado. A retoma, em 1996, após a guerra civil, foi feita dando continuidade à tradição da família”. No entanto, de 2008 a esta parte, várias transformações das operações ocorreram, tendo reformulado o negócio.

“Após a decisão de abandonar a produção de tabaco, colocou-se em cima da mesa a moringa como opção, no entanto, na altura, o mercado pouco ou nada valorizava este produto, pelo que não se avançou com o plano, e foi-se produzindo outras culturas”, explica o jovem empreendedor.

Mas tudo mudaria a partir de 2015, quando a moringa começou a ser falada como super alimento, dando-se “um boom” de procura a nível internacional. Aí, conta, “retomámos o plano e arrancámos com a produção dos primeiros campos de ensaio”, assinala.

O conceito da marca Super Alimentos é o providenciar produtos de valor nutricional e funcional especiais e, neste sentido, a moringa, cujo elevado valor nutricional é sobejamente conhecido, encaixa-se perfeitamente no propósito da marca.

Mas, apesar da aceitação e sucesso que a moringa ia ganhando no mercado, para a Mathária ainda era necessário continuar a investir em pesquisas para identificar outros produtos que poderiam integrar-se neste conceito, e especialmente culturas que já estivessem adaptadas ao clima da região. Neste sentido, foi identificado o mucuna pruriens – uma gama de feijão -, como um potencial produto para a marca, que em 2019 passa a fazer parte da família super alimentos comercializados pela empresa.

Este, como todos os super alimentos da marca, é produzido de forma orgânica, e com a devida certificação. “O Mucuna, com o seu elevado teor do aminoácido levodopa, funciona como um suplemento natural de dopamina, um neurotransmissor de largo espectro, com benefícios que passam por promover o alívio do stress e ansiedade, regular o sono, ter um efeito antidepressivo, melhorar a líbido e o sistema reprodutivo, entre outros”, sublinha.

A comercialização dos super alimentos em mercados externos sempre esteve na rota de interesse da Mathária Empreendimentos, que já começa a ganhar espaço em alguns eventos e feiras internacionais, como a participação na Semana Verde de Berlim -  a mais importante feira internacional para a indústria alimentícia, agricultura e horticultura -, em 2020, onde teve a oportunidade de apresentar os seus produtos junto de países como África do Sul, Japão, Dubai e Itália, num esforço de internacionalização da marca.

Para a Mathária Empreendimentos, a participação neste tipo de eventos “funciona como forma de expor os produtos a mercados exigentes e colher o feedback que permite ir melhorando o produto, desde a forma de apresentação até às exigências formais dos mercados, passando, assim, a perceber como funcionam outros mercados representados com produtos similares”.

Em relação ao futuro, a Mathária tem em vista continuar a desenvolver e introduzir novos produtos no mercado, tendo já em 2021 introduzindo o pó de beterraba, um suplemento para o reforço do óxido nítrico, e um importante componente para a melhoria da circulação sanguínea, que promove a melhoria da performance muscular. E com a introdução deste novo produto, foi ainda possível desenvolver uma nova gama, a supa boost, que é um blend de pó de mucuna e beterraba, um produto direccionado aos atletas para melhoria da performance e recuperação muscular.

Ficámos ainda a saber que está em andamento o projecto “Ciclo do Mel”, que compreende a inclusão de pequenos produtores, num total de 300 pessoas, dos quais 100 entram em operação no presente ano, que vão produzir mel, moringa e mucuna, a ser adquiridos pela empresa, um projecto que está na final do processo de certificação da unidade de processamento, e que vai permitir cumprir os requisitos de exportação para o mercados europeu.

Pode saber mais sobre a empresa e os seus produtos consultando: https://www.matharia.com/