Newsroom
Absa inova no processo de selecção dos candidatos ao Programa de Graduados 2023

O Absa Bank Moçambique, comprometido com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Agenda 2030, desenvolveu, no âmbito do seu Programa de Graduados, um programa especializado com o intuito de preparar os jovens para o sector bancário.

Após a primeira fase de selecção dos participantes para o programa de 2023, o Banco deu inicio à fase de entrevistas para o recrutamento de novos talentos que integrarão um programa de 10 meses nesta instituição bancária. Este ano, a instituição decidiu iniciar um processo de formação especializada na área de Tecnologias de Informação (TI) , garantindo que ao final deste período tem profissionais habilitados a entrar na banca, com conhecimentos sólidos do mercado e com capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos que adquiriram na sua vida académica.

Inspirada pela sua Africanicidade, a instituição tem procurado ajustar alguns projectos aos novos desafios e, por isso, os recém-licenciados da área de TI tiveram um processo de selecção diferenciado, mostrando o melhor de si e a sua capacidade de se expressar perante uma audiência maior, ao desenvolverem um discurso ao invés da tradicional entrevista.

Consciente da importância de desenvolver acções disruptivas no sector bancário, a Direcção de Pessoas e Cultura, em sinergia com a de Tecnologias de Informação, reconhece que: “Estamos a criar recursos qualificados de TI não só para o nosso Banco mas também para o sector e sociedade no geral. São áreas de especialidade com bastante procura no mercado e é por isso que é importante que as desenvolvamos”, afirma Hanifa Hassangy, Directora de Pessoas e Cultura do Banco.

“O processo normal de entrada para o programa, ou mesmo para a candidatura de emprego, envolve várias dinâmicas como entrevistas e outros mecanismos de selecção, mas desta vez quisemos expô-los a uma abordagem semelhante ao Shark Tank e ao processo de pitch (método mais usado no universo das startups e do empreendedorismo) para que, além dos seus currículos, tenham outras habilidades técnicas como a comunicação. É uma abordagem diferente e que visa preparar os candidatos para os grandes desafios de um mundo em constante mudança”, acrescentou Jaikumar Sathish, Director de Tecnologias de Informação.

O Absa Bank Moçambique inicia assim uma nova e diferenciadora trajectória no processo de formação especializada e integração de novos talentos no mercado.