Nós levamos a segurança a sério e a sua é especialmente prioritária.

Dispomos de vários sistemas e medidas de segurança que visam protegê-lo enquanto utiliza os serviços da Banca digital e, ao mesmo tempo, garantem que esteja protegido contra o roubo de identidade ou qualquer outra ameaça online.

Hands covering money

O que nós podemos fazer por si?

  • Segurança online do Absa

    A Banca digital do Absa foi concebida com recurso a tecnologias de ponta que proporcionam um elevado grau de segurança. A infra-estrutura de segurança inclui firewall, sistemas de detecção de intrusão (IDS), ferramentas de monitoria de vírus, entre muitos outros. Os requisitos de segurança foram implementados e auditados por uma empresa de consultoria internacional, utilizando normas e práticas aceites internacionalmente. A Banca digital utiliza um certificado digital de 128 bits da VeriSign para encriptação da sessão de Secure Sockets Layer (SSL). O SSL é a norma da indústria em matéria de comunicações encriptadas e garante a segurança da interacção do cliente com o Banco através da Internet. Para além das soluções tecnológicas, também estão incorporados procedimentos de segurança no processo de início de sessão. A Banca Online obriga à utilização de uma palavra passe com comprimento mínimo de 8 caracteres, incluindo caracteres alfanuméricos e um caractere especial. Também utilizamos uma pergunta e resposta secretas para proteger os seus dados bancários online.

  • Encriptação de dados

    O nosso serviço de banca online encontra-se alojado num servidor com encriptação de 128 bits. Isto significa que quaisquer informações que nos envie são codificadas para sua protecção. 

  • Código de segurança

    O Código de Segurança é uma função que nos ajuda a certificarmo-nos de que as transacções estão efectivamente a ser realizadas por si. É um código único que será enviado para o seu telemóvel, através de SMS. 

  • Palavras-passe pontuais (OTP)

    Ao criar um novo beneficiário, transferências pontuais ou outros tipos de transacções sensíveis, será enviada uma palavra-passe pontual (OTP) especial para o seu telemóvel. Para verificação, é necessário escrevê-la no campo indicado. Estes códigos só podem ser utilizados uma vez e diminuem substancialmente o risco de se tornar vítima de fraude.

  • Encerramento temporizada

    Se estiver inactivo durante mais de 5 minutos, a Banca Online termina a sua sessão. Isto proporciona-lhe uma protecção acrescida, caso se esqueça de concluir sessão.

  • 3 Tentativas de introdução da palavra-passe resultam na suspensão-bloqueio da conta

    Se introduzir o PIN ou palavra-passe incorrectamente três vezes consecutivas, o serviço de Internet Banking será temporariamente suspenso ou bloqueado e terá de se deslocar à sua sucursal ou ligue para a Linha do Cliente.

Businesswoman

Em que você precisa ter mais atenção?

  • Teclados virtuais ou dinâmicos

    Os teclados virtuais ou dinâmicos estão concebidos para reduzir o risco dos programas que se infiltram no seu computador e criam um registo da sequência das teclas, que podem ser usados para obter acesso às suas contas. Os teclados virtuais constituem um componente importante da segurança da sua experiência online.

    • Evite utilizar computadores partilhados para aceder à Banca Online do Absa.
    • Evite iniciar sessão na Banca digital do Absa ou utilizar palavras-passe críticas em internet cafés, bibliotecas e outros locais públicos, a fim de evitar o risco da informação ser copiada e reintroduzida quando sair;
    • Altere regularmente as suas palavras-passe.
    • Contacte imediatamente a Linha do Cliente do Absa, através do número de telefone +258 21 344 400, se suspeitar de que a sua palavra-passe da Banca Online foi comprometida.
    • Use uma palavra-passe no seu computador para evitar que indivíduos não autorizados acedam às suas informações.
    • Desactive a função de "Conclusão automática" do seu navegador.
    • Lembre-se sempre de concluir sessão na Banca Online e de fechar o seu navegador , quando terminar.
  • Fraudes através da Internet e email

    Apesar da Internet poder tornar a vida muito fácil, com serviços como a banca e as compras online, existe sempre o risco de segurança subjacente de que criminosos tentem aceder às suas informações pessoais e utilizem este método para furtar o seu dinheiro.

  • Estratagemas de Phishing

    Alguns criminosos não poupam esforços para se apropriarem do seu dinheiro, mas quanto mais vigilante estiver, menores serão as probabilidades de se tornar vítima de estratagemas de phishing através da Internet ou do email.

    Os defraudadores enviam emails fazendo-se passar por membros do Absa (ou de outras organizações de renome), estratagema ao qual se dá o nome de phishing. A maior parte desses e-mails parece muito autêntica, porque podem usar o logótipo e as cores empresariais do Absa para o convencer de que o email é legítimo.


    Muitas vezes, o conteúdo do correio electrónico afirma que a sua conta vai ser suspensa e que a única forma de impedir a suspensão é clicar no link fornecido e actualizar os seus dados pessoais. Embora este link não conduza ao website verdadeiro do Absa, estes websites estão normalmente concebidos para se parecerem exactamente com o nosso site e torna-se difícil distinguir o site fraudulento do real. Por conseguinte, deve certificar-se sempre de que o site no qual iniciou sessão é o website genuíno do Absa.

    Ataques de phishing diferidos: Nalguns casos, os criminosos podem obter as suas credenciais de acesso muito antes de fazerem qualquer tentativa de defraudar a sua conta. É muito importante alterar regularmente as suas informações de acesso à banca electrónica, por exemplo, o seu PIN e palavra-passe, para evitar ataques de phishing diferidos. 

    Passos para evitar tornar-se vítima de ataques de phishing:

    Embora tenhamos várias medidas de segurança implementadas para o proteger, o seu conhecimento e consciência são fundamentais para evitar tornar-se vítima de ataques de phishing, pelo que deverá ter em mente o seguinte ao receber um email de alguém que afirme ser do Absa:

    • Nunca responda a esses emails nem clique em nenhum link.
    • Nunca forneça os seus dados pessoais como, por exemplo, o seu PIN ou os detalhes da sua conta através de email ou de quaisquer ligações existentes nesses e-mails. Já dispomos das informações como o seu número de identificação, número de telemóvel e endereço de email e nunca as vamos solicitar através de email.
    • Nunca navegue para o nosso website através de um link de um email – escreva sempre o endereço (www.absa.co.mz).
    • Elimine imediatamente qualquer email publicitário não solicitado (spam). Até mesmo um pedido para remover o seu endereço de uma lista de distribuição irá confirmar aos criminosos que a sua conta de email está activa e eventualmente pode o deixar propenso a mais ataques.
    • Nunca abra o anexo de um email, a menos que conheça a sua proveniência.
    • Utilize as últimas versões dos navegadores, as quais vêm equipadas com filtros que o irão alertar quando visitar um website que contenha elementos potencialmente inseguros.
    • O Absa nunca lhe irá enviar uma carta ou email a solicitar que complete os seus dados pessoais clicando num link de um email.  

     

  • Acesso negado

    Desactivaremos imediatamente o seu acesso à Banca digital se forem feitas três tentativas incorrectas de acesso, utilizando os seus dados. Tal visa impedir que criminosos façam tentativas repetidas de acesso às suas contas.

    Siga estas sugestões simples para usufruir de uma experiência de Banca digital segura! Evite utilizar computadores partilhados para aceder à Banca digital do Absa.

    • Evite iniciar sessão na Banca digital do Absa ou utilizar palavras-passe críticas em Internet Cafés, bibliotecas e outros locais públicos, a fim de evitar o risco da informação ser copiada e reintroduzida quando sair.
    • Altere regularmente as suas palavras-passe.
    • Contacte imediatamente o Absa, se suspeitar que a sua palavra-passe da Banca digital foi comprometida.
    • Utilize uma palavra-passe no seu computador para evitar que indivíduos não autorizados acedam às suas informações.
    • Desactive a função de "encerramento automático" do seu navegador.
    • Lembre-se sempre de concluir sessão na Banca digital e de fechar o seu navegador, quando terminar. 
  • Medidas para melhorar a segurança online

    É vital ter conhecimento de algumas das medidas que pode tomar para garantir uma maior segurança online, incluindo o seguinte:

    • Mantenha sempre as suas informações de acesso pessoal protegidas e altere regularmente o seu PIN e as suas palavras-passe.
    • Nunca abra um link ou um anexo de um email que afirme ter sido enviado pelo Absa, porque essa ligação pode conduzir a um website fraudulento ou descarregar um vírus ou software de registo as actividades do teclado, que irá comprometer a sua segurança.
    • Tenha em atenção que também foram utilizados estratagemas de phishing através de sistemas de mensagens instantâneas, tais como o Google Talk ou o Skype, bem como através de redes sociais como o Facebook. Quando tiver dúvidas acerca da autenticidade de um link ou de uma afirmação, não clique nela.
    • Instale um software de segurança de boa qualidade e certifique-se de que tem instalada a última versão do seu navegador. A maior parte navegadores recentes têm incorporada a capacidade de detectar websites fraudulentos.
    • Não realize operações bancárias ou compras online utilizando uma terminal pública tais como, por exemplo, as que se encontram em internet cafés, hotéis, cafés ou bibliotecas e salas de informática. Estes computadores podem ter instalados um software que regista as actividades do seu teclado, e irão enviar toda sua informação pessoal para defraudadores, que poderão usá-la para esvaziar a sua conta.
    • Antes de utilizar a banca digital, certifique-se de que se encontra efectivamente no website seguro do Internet Banking. Depois de aceder a www.absa.co.mz e clicar em Internet Banking, será redireccionado para um servidor da banca disponível. Nesse local, verifique o endereço do navegador. O mesmo deve começar por ‘https://’ (não ‘http://’). Deverá verificar também se o navegador possui um ícone em forma de chave e/ou cadeado fechado – que deverá estar situado na parte superior ou inferior do ecrã.
    • Ao abandonar o seu computador, termine sempre a sessão actual, fechando a janela do navegador e nunca o deixe sem supervisão durante a sessão de Internet Banking.
  • Troca de SIM

    Um criminoso pode efectuar uma troca ilegítima de SIM com o seu operador móvel, utilizando, por exemplo, uma cópia falsa do seu documento de identificação. Tal permite ao criminoso fazer um uso ilimitado da sua conta de telemóvel e receber mensagens a si destinadas. Este também receberá as notificações bancárias confidenciais e o SMS de aprovação que o banco envia aos Clientes. Se já tiver sido enganado, levado a facultar os seus dados pessoais e as informações da sua conta, o criminoso conseguirá transferir dinheiro da sua conta sem o seu conhecimento. 

    Deve:

    • Proteger os seus dados pessoais, bem como, as informações da sua conta bancária e da sua conta de telemóvel, mesmo quando estiver online.
    • Investigue imediatamente qualquer situação em que perceba que não está a receber chamadas e mensagens.
    • Mantenha o seu telefone ligado – caso contrário não se dará conta se o seu SIM for trocado.
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Necessita de mais ajuda?

Ligue para:

Tel: +258 21 344 400
(Linha do Cliente)

Email:

linhacliente@absa.africa

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