Pedro Carvalho é o Novo CEO do Absa Bank Moçambique

O até agora Director Executivo de Banca de Retalho e Negócios do Absa Bank Moçambique, Pedro Carvalho, foi o nome escolhido para Administrador Delegado do Banco, substituindo assim Rui Barros que estava no cargo desde 2014, tendo encabeçado, com sucesso, a transição do antigo Barclays, para aquele que é, actualmente, o Absa Bank Moçambique.

A presidente do Conselho de Administração do Absa Bank Moçambique, Luísa Diogo, destacou a experiência de Carvalho como Chief Operating Officer e, mais recentemente, como líder da Banca de Retalho e Negócios, que “fala por si mesmo” e demonstra a razão pela qual acredita que será a “pessoa certa para liderar a instituição na próxima fase de crescimento, dando continuidade natural ao trabalho que foi feito até então.”

O Banco explica que considerou Pedro Carvalho “como o candidato ideal” para substituir Rui Barros, que deixará o cargo no final de Agosto, tendo em consideração, escreve o Banco em comunicado, “a sua larga experiência na indústria bancária internacional, bem como o forte conhecimento do mercado nacional”.

Pedro Carvalho juntou-se ao Absa em 2014 como Chief Operating Officer. Em 2018 foi nomeado Director da Banca de Retalho e Negócios e em 2022 Administrador Executivo do Banco. Antes do Absa, foi Director da Área Internacional e Expansão no Grupo Atlântico (Angola), após ter sido Director Geral e Director de Projectos Especiais para o Atlântico Europa. Com um forte background de banca internacional, conta também com passagem, enquanto COO, na UBS em Portugal, depois de durante anos ter desenvolvido a sua carreira e ganho experiência no Banco BPI.

O Conselho de Administração do Banco salienta igualmente que a nomeação de um candidato interno “assegura continuidade e estabilidade, bem como o alinhamento com o plano estratégico recentemente aprovado”.

Pedro Carvalho fez parte, desde 2014, da equipa de gestão que operou o turnaround da operação do Barclays Africa/Absa em Moçambique. Como COO liderou a reformulação de toda a componente tecnológica e operativa do Banco, tornando-a numa base sólida para o crescimento acelerado que o Banco vivenciou desde 2014. Em 2018, ao assumir a liderança do segmento de retalho e negócios, focou-se no crescimento do negócio e, juntamente com a restante equipa de gestão, implementou, com reconhecido sucesso, a mudança de marca para Absa.

“A sua experiência e conhecimento significativo do mercado e sistema bancário moçambicano, adquiridos ao longo dos últimos oito anos, e as suas competências e experiência, são requisitos necessários para liderar o Banco nesta próxima fase de desenvolvimento”, finaliza a nota enviada pelo Absa.

Pedro Carvalho irá iniciar as funções de Administrador Delegado a partir de 1 de Setembro de 2022, anunciou o Banco esta Quinta-feira em comunicado.