O rugido dos motores da Fórmula 1 vai ecoar em Austin, Texas e é no Circuito das Américas, um dos mais desafiantes do mundo, que os dois pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Sergio Pérez, vão medir forças.

Na Cidade da Praia, Cabo Verde, vai decorrer o Fórum de Energia Sustentável (ESEF 2023) da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CECEAO), que visa facilitar os investimentos no sector regional das energias renováveis e promover a cooperação e parcerias para acelerar a adoção de um mercado viável para soluções de energia sustentável na CEDEAO.

Em São Paulo, no Brasil, vai acontecer outro fórum com “pontes” para África e oportunidades para governos e empresários, intitulado Fórum Brasil África 2023. Além do comércio como tema central, o fórum irá abordar parcerias, desenvolvimento e a aproximação comercial entre o Brasil e África em áreas como o agronegócio, cultura, turismo, consumo, infraestrutura, logística, indústria farmacêutica, entre outras.

O sector das pescas e a promoção do potencial económico dos recursos marinhos e costeiros de Angola, serve de mote para a primeira edição da Expo Economia Azul, que vai decorrer em Luanda.

Ao nível dos grandes eventos, realiza-se a 17 de Outubro, em Londres a Cimeira Financial Times África. Dedicada ao tema “Africa in a complex world” e a comemorar, este ano, o 10º aniversário, a cimeira reunirá um prestigiado alinhamento de empresas, decisores políticos e líderes de pensamento do continente e de todo o mundo sendo, de resto, amplamente reconhecida como um dos mais importantes fóruns internacionais para um debate sério e produtivo sobre os desafios e aspirações de África.

Claro que, lá por casa, e no conforto do sofá também há muito que ‘trabalhar’. E temos a terceira temporada do famoso e carismatico ladrão “Lupin”, que finalmente chega à Netflix e, se gosta mesmo é de ler, porque não a recém-publicada biografia do igualmente carismático, Elon Musk, escrita por Walter Isaacson. E, por fim, se preferir mesmo ir ao cinema, a sugestão passa por um clássico do cinema de terror, com o regresso do Exorcista.

Esta é, basicamente, a sequência do clássico cinematográfico de 1973 com estreia mundial marcada para 6 de Outubro. Chegará, algumas semanas depois a Maputo, bem perto do Halloween, que se celebra a 31 de Outubro.

Fórmula 1
GP dos Estados Unidos da América / Austin, Texas

Circuito das Américas
22 de Outubro
formula1.com/en/racing/2023/united-states.html

É uma das pistas mais desafiadoras do mundo. São 5,5 km de extensão e 20 curvas que fazem do GP dos EUA um dos mais famosos e procurados pelos amantes dos motores velozes. Conhecido pela sua atmosfera festiva e pela grande presença de fãs da América do Norte e do Sul, a corrida também é importante pois pode definir o vencedor da temporada ou aumentar a rivalidade entre os principais pilotos. Até agora, a luta vai sendo entre Max Verstappen e Sergio Pérez e, por muito que os outros pilotos tentem, não conseguem acompanhar o ritmo dos dois Red Bull. Veremos se em Austin, no Texas há algo de novo ou a mesma tendência de ter os Red Bull na frente e toda a concorrência atrás. Para já, na classificação mundial de pilotos e construtores ninguém faz melhor que a marca de bebidas energéticas.

Sustentabilidade
Fórum de Energia Sustentável (ESEF 2023) da CECEAO

Cidade da Praia / Cabo Verde
12 e 13 e Outubro
ecreee.org

Sob o lema "Impulsionando a Energia Sustentável na região da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental)”, a 8ª edição do Fórum de Energia Sustentável (ESEF 2023) será crucial para impulsionar a energia sustentável na região e alcançar metas ambiciosas no campo das energias renováveis e da eficiência energética. Este evento, que decorrerá em paralelo com a IV edição da Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética (FIEREE), promete ser um marco significativo para apoiar investimentos em energia sustentável, ancorado em políticas ambiciosas pelos Estados Membros da CEDEAO. Ao longo dos últimos anos, o ESEF tem se destacado enquanto evento de referência para os stakeholders do sector energético, reunindo mais de mil intervenientes, incluindo chefes de Estado, ministros, líderes de organizações de desenvolvimento, instituições financeiras e o sector privado.

Comércio / Empreendedorismo
Fórum Brasil África 2023

São Paulo, Brasil
De 31 de Outubro a 1 de Novembro
forumbrazilafrica.com

A oportunidade de alavancar o comércio com os países africanos é uma das prioridades do Fórum Brasil África 2023, que terá a participação de diversas lideranças do Brasil e da África. A promoção de parcerias, negócios e o desenvolvimento de projetos no continente africano são possibilidades a explorar no evento. Além do comércio como tema central, o fórum que contará com conferências de negócios, irá abordar parcerias, desenvolvimento e a aproximação comercial entre o Brasil e África em áreas como o agronegócio, cultura, turismo, consumo, infraestrutura, logística, indústria farmacêutica, entre outras.

Entre os oradores do evento estão Tamer Mansour, CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, assessor especial para Assuntos Internacionais do Palácio do Planalto, Benedict Oramah, presidente do Afreximbank, Davis K. Chirchir,  ministro de Energia do Quênia, Maria Helena Semedo,  diretora adjunta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Expo Economia Azul 2023

Luanda, Angola
De 25 a 28 de Outubro
eventosarena.co.ao

O Governo angolano vai realizar a primeira edição da Expo Economia Azul, para promoção do sector das pescas que visa promover o potencial económico dos recursos marinhos e costeiros do continente. O evento tem como objetivos fomentar e diversificar a economia marítima, atrair novos investimentos, com vista ao aumento da oferta de emprego, promover novos produtos e serviços, bem como estabelecer novas parcerias e melhorar o posicionamento de Angola no contexto regional e internacional.

No anúncio do evento, a ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Neto, salientou que “esta feira não será meramente expositiva, pois contará com um ciclo de conferências, em que irão participar diversos atores na especialidade da economia azul, desde entidades públicas e privadas, bem como associações, investidores privados, ‘startups’, ou seja, individualidades que em conjunto desenvolvem acções em prol da economia azul e do desenvolvimento sustentável”.

Streaming
Lupin T3 / Netflix

5 de Outubro

É uma das séries mais famosas de sempre da Netflix e há muito que a terceira temporada era aguardada. O enredo de “Lupin” recomeça com a nova vida de Assane Diop, o protagonista interpretado por Omar Sy e inspirado na figura icónica de Arsène Lupin, na sua jornada de busca de vingança contra Pellegrini (Hervé Pierre). Mestre na arte do disfarce e do ilusionismo, o ladrão esconde-se à vista de todos. O dilema é que terá de aprender a viver longe do filho Raoul e da ex-mulher, Claire. No entanto, quando se apercebe do que estão a sofrer por sua casa, Assane faz-lhes uma proposta: deixarem França e começarem uma nova vida noutro país. Porém, a Netflix revela no novo trailer: “Os fantasmas do passado nunca estão longe, e um inesperado regresso irá afetar os seus planos.”

Outros lançamentos no streaming que merecem a sua atenção

Dia 1: The Simpsons T35 (FOX), Bob’s Burgers T14 (FOX), Family Guy T22 (FOX) e SkyMed T2 (CBC)
Dia 3: Found (NBC)
Dia 4: Quantum Leap T2 (NBC), Magnum P.I. T5B (NBC)
Dia 5: Everything Now (Netflix)
Dia 6: Loki T2 (Disney+) e Transplant T4 (CTV)
Dia 9: Mentiras Pasajeras (SkyShowtime)
Dia 10: D1ÁR10S T2 (Netflix)
Dia 11: Nada (Hulu/Disney+) e Pacto de Silêncio (Netflix)
Dia 12: The Fall of the House of Usher (Netflix) e Frasier (Paramount+)
Dia 13: Lessons in Chemistry (Apple TV+), Everybody Loves Diamonds (Prime Video), Shining Vale T2, Goosebumps (Disney+)
Dia 15: Billy the Kid T2 (MGM+)
Dia 16: American Horror Stories T3 (Hulu)
Dia 19: Wolf Like Me T2 (Peacock), Neon (Netflix), Bodies (Netflix) e The Burning Girls (Paramount+)
Dia 20: Élite T7 (Netflix), Upload T3 (Prime Video), Bosch: Legacy T2

Cinema

(Freevee), Creature (Netflix) e Big Mouth T7 (Netflix)
Dia 22: Fear the Walking Dead T8B (AMC)
Dia 26: The Vanishing Triangle (Sundance Now)
Dia 27: Fellow Travelers (Paramount+), TORE (Netflix) e Memento Mori (Prime Video)
Dia 29: The Gilded Age T2 (HBO)

Livros

Titulo: Elon Musk
Autor: Walter Isaacson
Editora: Objectiva
Género: Biografia

Do autor de Steve Jobs e outras biografias de sucesso, chega-nos a história surpreendentemente íntima de um dos inovadores mais controversos e fascinantes da actualidade, um visionário avesso a regras que levou o mundo para a era dos carros elétricos, da exploração espacial de iniciativa privada e da inteligência artificial. Ah, e comprou o Twitter.
Durante a sua infância, na África do Sul, Elon Musk foi vítima de bullying. Mas as mazelas físicas eram insignificantes quando comparadas com as feridas emocionais infligidas pelo seu pai, um carismático e engenhoso fantasista que agia por conta própria. O impacto do pai na sua psique permaneceria. Transformou-se num homem-criança duro, apesar de vulnerável, com uma tolerância extraordinariamente alta ao risco, sedento de drama e com um sentido épico de missão e uma obstinação maníaca, tão insensível quanto, por vezes, destrutiva.