O que não pode (mesmo) perder em Outubro

Exmoor, no Reino Unido, é o local idílico para ver as estrelas e os deslumbrantes céus nocturnos nas terras de “Sua Majestade”, agora o Rei. Outubro é o mês perfeito para esta experiência cósmica e imersiva nos céus, numa simbiose inesquecível entre a terra e o espaço que nos rodeia, sem recurso a telescópio.

Já para os amantes da ficção científica (e de fenómenos como a sul-coreana Squid Game), 

a Netflix tem uma proposta irrecusável, “Anomalia”.

Também nos ecrãs, mas neste caso com níveis de adrenalina mais elevados, está o regresso do maior evento de videojogos da América Latina, o Brasil Game Show, em São Paulo. Durante sete dias, gamers de todo o mundo vão conhecer as novidades do mundo dos videojogos e experienciar o que de melhor este sector tem para oferecer. 

Na Nova Zelândia, país dos lendários “All Blacks”, irá decorrer o Campeonato do Mundo de Râguebi feminino. Oportunidade para ver em acção as mulheres mais destemidas do mundo, a provar que também delas se faz a força.

Outubro traz igualmente o novo livro de Salman Rushdie, depois do atentado de que foi vítima recentemente, em Nova Iorque. São ensaios que o autor dos “Versículos Satânicos” escreveu sobre temas contemporâneos destes primeiros vinte anos do século XXI.

Por cá, e ao nível das artes, a exposição “Semblantes e Olhares Urbanos”, do artista Mateus Sithole, estará patente nas montras do Balcão Premier do Absa Bank Moçambique, na Av. Julius Nyerere, na Cidade de Maputo, na qual o artista apresenta um conjunto de rostos que, de forma instantânea, cruzaram o seu olhar. 

Rostos que fazem parte do seu quotidiano ou da sua comunidade cujas emoções estão estampadas por reflexos naturais diante de acontecimentos, vivências e influências culturais.

Esta é a segunda mostra individual do artista Mateus Sithole, na qual, através de telas, esculturas, utiliza as mais variadas técnicas de pintura e colagem, com recurso a desperdícios de têxteis/capulana, madeira e papel para corporizar as suas expressões artísticas.

Razões de sobra a provar que Outubro é tudo menos monótono.

Râguebi
Campeonato do Mundo de Râguebi feminino / Nova Zelândia

De 8 de Outubro a 12 de Novembro

Longe vão os tempos em que o desporto era um exclusivo masculino. A ascensão do feminino nas modalidades mais mediáticas e populares é uma realidade incontornável, com audiências cada vez mais elevadas, como foi o caso da final do Mundial de Futebol feminino deste ano, que esgotou o estádio de Wembey, em Londres.

Em Outubro, é a vez do Campeonato do Mundo de Râguebi feminino, que irá decorrer na Nova Zelândia. Oportunidade para visitar o país dos míticos “All Blacks” e ver ao vivo como as mulheres rivalizam com os homens neste desporto tão associado à força masculina. 

Streaming
Anomalia / Netflix

7 de Outubro
Género – Ficção Científica

A série sul-coreana, “Squid Game” revelou-se um fenómeno de audiências e uma autêntica “galinha dos ovos de ouro” para a Netflix. Os limites da ética humana retratados em jogos que evocam brincadeiras de infância, servem de pano de fundo para a violência extrema. A série gerou forte polémica um pouco por todo o mundo e trouxe para a ribalta o cunho coreano às séries televisivas. 

A Netflix não quer perder o fio à meada e tem 14 novas séries da Coreia do Sul, que vão estrear ainda este ano. Entre elas está “Anomalia”. Com o mesmo nome de uma série australiana, este drama de ficção científica dá a conhecer a história de uma mulher que recorre à ajuda de um clube de entusiastas de OVNIs para encontrar o namorado desaparecido. 

Outros destaques que merecem a nossa atenção:

Dia 2: The EqualizerT3 (CBS), East New York (CBS)
Dia 3: The Good DoctorT6 (ABC)
Dia 5: Enchente (Netflix)
Dia 6: Pennyworth T3 (HBO Max)Dia 7: Let The Right One In (Showtime) e Anomalia (Netflix)
Dia 14: Shantaram (Apple TV+), Everything Calls for Salvation (Netflix) e Sagrada Família (Netflix)
Dia 21: From Scratch (Netflix), Barbarians T2 (Netflix) e Acapulco T2 (Apple TV+)
Dia 25: Cabinet of Curiosities (Netflix)
Dia 26: The Mysterious Benedict Society T2 (Disney+)
Dia 28: Big Mouth T6 (Netflix)

Safari Nocturno
Exmoor Dark Skies Festival / Reino Unido

De 14 a 30 Outubro
www.darkskiesnationalparks.org.uk

Nem só da luz do Sol vivem as melhores experiências do nosso planeta. Designada como Reserva Internacional de Céu Nocturno, em 2011, Exmoor é a região de eleição para contemplar alguns dos céus nocturnos mais claros do Reino Unido, e um centro de observação de estrelas único. 

O popular “Dark Skies Festival” celebra este estatuto, oferecendo actividades como safaris ao entardecer, ceias de observação de estrelas, passeios nocturnos guiados explorando a área, sessões de artesanato infantil e oficinas de astro-fotografia.

Uma experiência inesquecível e deslumbrante em que a noite e os seus encantos reinam. 

Tech
Brasil Game Show / São Paulo, Brasil

6 a 12 de Outubro
www.brasilgameshow.com.br

Em Outubro, São Paulo volta a ser o palco do universo dos vídeojogos. São sete dias de Brasil Game Show (BGS), a maior feira de jogos da América Latina. O evento é conhecido por trazer as novidades mais aguardadas dos vídeojogos e esta promete ser a sua maior edição. Esta é uma oportunidade única para conhecer as novidades do sector e aproveitar para experienciar a frenética cidade de São Paulo. 

Atraindo gamers de todo o mundo, a BGS apresenta as novidades do mundo dos vídeojogos, com lançamentos de novos jogos ou consolas, várias palestras com criadores, workshops, diversos campeonatos e competições alucinantes para os gamers, espaços para exposição, estações de jogo, concursos de cosplay, entre outras atracções. A edição deste ano decorre no Expo Center Norte, São Paulo. 

Livros
Linguagem de Verdade

Autor: Salman Rushdie
Género: Ensaios
Editora: Leya

Alvo de um violento ataque, enquanto participava num evento literário em Nova Iorque, que o deixou ligado a um ventilador e que lhe poderá deixar sequelas físicas para a vida, Salman Rushdie, de 75 anos, está em recuperação. Mas se são os romances que dominam o mediatismo do autor, também os livros e ensaios são parte importante da sua escrita.

E é de ensaios, justamente, a próxima obra do escritor a chegar às livrarias em Outubro. Chama-se“Linguagem de Verdade”, reúne textos escritos durante as primeiras duas décadas do século XXI – “sobre outros escritores, sobre temas da actualidade, como a guerra, sobre o nosso quotidiano”.

Artes
“Semblantes e Olhares Urbanos”

Mateus Sithole

Patente até 30 de Novembro no Centro Premier do Absa Bank Moçambique, na Avenida Julius Nyerere, em Maputo

Segundo Matheus Sithole, as suas obras têm como inspiração rostos de mulheres e crianças num misto de emoções de alegria, preocupação e incertezas, como uma vitrine da alma. 

Numa clara alusão a preservação ao meio ambiente, Sithole usa materiais reutilizáveis e sustentáveis, influenciando o cidadão a ver a arte, de forma diferenciada, abrangente e acessível.

Para a Directora de Seviço ao Cliente, do Absa Bank Moçambique, Tânia Oliveira, "as produções  artísticas são uma forma inegável de manifestações culturais que reflectem valores da nossa sociedade e este ensaio, que temos o enorme prazer de promover, instiga a sensibilidade, criatividade, sentimentos e emoções, fazendo uso de materiais reciclados apelando, por sua vez, ao uso consciente dos recursos, o que a nós, como membros signatários do Pacto Global das Nações Unidas, apraz nos apoiar, procurando, com esta exposição, aumentar a sensibilização para a reciclagem, enriquecendo uma mensagem, tão importante como a sustentabilidade ambiental.”

Mateus Sithole nasceu na Província de Chimoio, órfão e, aos 12 anos é acolhido por um casal de voluntários americanos e vai para o internato no Zimbabwe, onde aprende a desenhar. Chega a Maputo, começa um novo percurso, e para ganhar a vida vai vendendo os seus trabalhos em diversos pontos da cidade como ambulante. Com um percurso de vida repleto de adversidades e resiliência, faz deste jovem artista um exemplo de africanicidade.

As suas obras estão representadas de forma colectiva ou individual em murais nas cidades de Pemba, Nampula, Quelimane, Beira, Inhambane e Maputo.