Moza Hydroponic
Tecnologia Para Uma Agricultura Mais Rentável e Sustentável

A agricultura e a sustentabilidade ambiental são temas que estão, mais do que nunca, na ordem do dia, e isso acontece em Moçambique e por todo o Mundo. E por isso, não são poucos os projectos de sucesso que nasceram e continuam a crescer em áreas directa, ou indirectamente relacionadas com o meio ambiente. Um bom exemplo disso, cá mesmo em Moçambique, é a Moza Hydroponic.

Criada em 2020 pelo jovem Samuel Alexandre, engenheiro agrónomo de 30 anos de idade, é uma empresa que opera com sistemas de agricultura em estufas hidropónicas e no fornecimento de tecnologias de produção e formação para a agricultura.

Tudo começou quando Samuel trabalhava numa empresa de produção de plantas ornamentais e decidiu arriscar na ideia de ter uma actividade produtiva relacionada com a sua paixão: a agricultura sustentável.

Começou por produzir vegetais e prestar serviços de montagem de estufas mas, à medida que mais clientes ia angariando, mais crescia nele a necessidade de reorientar o negócio para uma outra escala.

A Moza Hydroponic começou com a produção agrícola em estufas e, com o passar do tempo, evoluiu para a utilização de sistemas de hidroponia (técnica de cultivar sem a necessidade de solo ou terra, onde os elementos minerais essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das plantas são fornecidos através de uma solução nutritiva mergulhada em inertes de lã de rocha, fibra de coco, serradura, entre outros, e que fornece na medida exacta e de forma constante todos os nutrientes que os vegetais necessitam para crescerem). Uma solução cada vez mais utilizada na agricultura moderna e amiga do ambiente, porque requer menos água e é causadora de menos desgaste nos solos aráveis.

É esse, hoje em dia, o core da empresa que foi também integrando nas suas actividades, a produção de insumos e as formações em tecnologias de produção agrícola. “Começámos com uma formação sem fins lucrativos alusiva ao Dia da Mulher Moçambicana, mas face à curiosidade geral de quem entrava em contacto connosco, passámos a ministrar este tipo de acções como uma componente comercial da empresa e recebemos como formandos muitos empresários e instituições, assim como pessoas singulares que buscam conhecimento sobre estas técnicas para a sua produção doméstica”, explica.

Actualmente a empresa está presente fisicamente em Maputo (a sede), Gaza, Inhambane e Manica e em breve, assegura, também em Tete. E uma das grandes ambições que tem para os próximos tempos passa mesmo por expandir a sua presença a todo o País.

A este respeito, Samuel deixa escapar que a Moza Hydroponic está a trabalhar com um parceiro para assemblar, na província de Tete, a maior estufa de hidroponia de Moçambique. Avaliada em cerca de 7 milhões de meticais, vai utilizar tecnologias agrícolas bastante avançadas. “A escolha da região aconteceu pelas características que ela apresenta. Com um clima de calor intenso que dificulta muito a produção de hortícolas, apenas uma estufa deste género em que a temperatura e a humidade nas plantas são controladas é possível garantir uma produção constante de vegetais de alta qualidade em todas as épocas do ano. Este tipo de produção apresenta muitas vantagens, sendo que a mais interessante, para além da componente sustentável, é o próprio retorno mais rápido do valor investido, porque a produção é superior à possibilidade de produzir mais perto do consumidor final. Temos maior produção em menor espaço. Para lhe dar um exemplo, temos de 15 metros por seis e produzimos mais de 2 000 pés de alface por mês, que nos permitem facturar uma média mensal de 60 000 meticais. E há a questão da constância no fornecimento ao retalho e ao cliente, para além de uma produção com muita redução de agrotóxicos porque utilizamos produtos naturais e temos aqui uma rede antiofídica que não permite a entrada de predadores, mesmo os mais pequenos dentro da estufa.”

A Moza Hydroponic tem 10 trabalhadores a tempo inteiro, e está aberta a programas de estágio com estudantes de diferentes instituições de ensino do País.

Pode saber mais sobre a empresa visitando o site: