Chegou a altura de abraçarmos todas as oportunidades que vêm com a mudança.
  Uma transformação para o melhor. Uma evolução para o melhor.

O nosso grupo mudou o seu nome de Barclays Africa Group Limited para Absa Group Limited.

Por enquanto, em Moçambique, continuaremos a operar e a comercializar como Barclays.
Esta é a próxima etapa na nossa jornada de mudança da marca nos 12 mercados Africanos
(sujeito a aprovação regulamentar e outras).

Fique atento às comunicações do Grupo Absa que virão em breve.

  • O que significa o Barclays Africa Group Limited ter alterado o seu nome para Absa Group Limited?

    No final de Dezembro de 2017, o Barclays PLC, localizado em Londres, reduziu a sua participação
    na nossa empresa-mãe Barclays Africa Group Limited para 14.9%, permitindo-nos efectuar
    alguma mudanças interessantes.

    A primeira destas mudanças, foi a decisão de alterar o nome da nossa empresa-mãe de Barclays Africa Group Limited para Absa Group Limited. Os accionistas e reguladores aprovaram já esta alteração do nome e a 11 de Julho de 2018,o Barclays Africa Group Limited será então conhecido como Absa Group Limited.

    Esta mudança está a acontecer a nível do grupo e provavelmente não irá notar qualquer alteração uma vez que o Barclays Bank e outras subsidiárias do grupo no continente não irão alterar o seu nome imediatamente.

    Mas é importante uma vez que a próxima etapa na nossa caminhada é ter uma marca única, Absa, em todas as nossas operações (sujeita a aprovação regulamentar e outras).

  • Porque está a mudar a marca Barclays?

    No final de 2017, o Barclays PLC reduziu a sua participação no Barclays Africa Group Limited
    (agora Absa Group Limited) de 62.3% para 14.9%.

    Tal significa que, apesar do Barclays PLC permanecer um parceiro e accionista, em termos legais, não poderemos usar o nome “Barclays” após 2020.

  • O que acontece com os nomes das empresas subsidiárias?

    O Barclays Africa Group Limited alterou o seu nome para Absa Group Limited. O que alterou foi o nome da nossa empresa-mãe. Temos até meados de 2020 para reformular a marca dos bancos Barclays no Botswana, Gana, Quénia, Maurícias, Moçambique, Seicheles, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. Mas estamos empenhados em avançar tão rápido quanto possível e iremos mantê-los informados à medida que o fazemos.

    Entretanto, o Barclays Moçambique poderá apresentar-se como ‘parte da família Absa’.
    Poderá ver também alguns dos patrocínios alterar a sua marca com o passar o tempo, uma vez que passarão a ser patrocinados pelo Grupo Absa e irão reformular a marca antes da mudança do nome do banco em cada país. Mas iremos informar aos seguidores e clientes com antecedência.

  • Tal significa que o Barclays Bank irá mudar imediatamente para Absa?

    Sabemos o quão importante é uma decisão como esta pelo que, antes de se chegar a qualquer conclusão, .consultamos os colegas, clientes, partes intervenientes e reguladores em todo o continente em mais de 130 000 conversas. O resultado destas conversas foi em duas perspectivas: necessitávamos de uma marca que unisse todas as nossas operações em África. A marca Absa já estava bem estabelecida, já era bem conhecida e com fortes credenciais bancárias em África e a nível internacional. Daí termos escolhido a marca Absa.

  • Quem é o Grupo Absa?

    O Absa Group Limited (anteriormente Barclays Africa Group) é um dos maiores grupos de serviços
     financeiros diversificados de África. O Grupo Absa está presente em 12 países em África, com cerca
    de 42 000 trabalhadores.

    Para mais informações sobre o Absa Group Limited, visite www.absa.africa

  • Porque foi decidido o Absa como a nova marca?

    Sabemos o quão importante é uma decisão como esta pelo que, antes de se chegar a qualquer conclusão, .consultamos os colegas, clientes, partes intervenientes e reguladores em todo o continente em mais de 130 000 conversas. O resultado destas conversas foi em duas perspectivas: necessitávamos de uma marca que unisse todas as nossas operações em África. A marca Absa já estava bem estabelecida, já era bem conhecida e com fortes credenciais bancárias em África e a nível internacional. Daí termos escolhido a marca Absa.

  • Porque foi escolhida uma marca única para todas as vossas operações em África?

    O Absa Group Limited é a empresa-mãe e está presente em 12 países em África, daí que faça sentido que as nossas operações estejam unidas sob uma marca única. Mais importante ainda, uma marca que nos permita beneficiar do conhecimento partilhado e experiência através da rede de trabalho.

  • Porque não escolher um nome da marca inteiramente?

    Em África, as pessoas usaram os serviços bancários do Barclays por muitas gerações e contamos aproveitar as fortes bases que o Barclays e o Absa estabeleceram em África ao longo dos últimos 100 anos. Por este motivo, necessitamos de uma marca forte, uma que já seja reconhecida tanto em África como globalmente, reflectindo ao mesmo tempo a nossa identidade e ambição colectiva. Também seria extremamente oneroso estabelecer uma nova marca.

  • Poderei ter a mesma confiança nesta nova marca como a que tenho com o Barclays?

    Sim, poderá efectuar as suas operações bancárias com a confiança que sempre teve. O Absa Group Limited está empenhado em desenvolver-se a partir do legado e pontos fortes já criados em África pelo Barclays. Temos uma profunda história e conhecimentos locais dos mercados Africanos. Os nossos principais produtos e serviços não mudaram. Os nossos planos são fazer ainda melhor. Os nossos clientes e consumidores podem efectuar as suas operações bancárias connosco com tanta confiança quanto sempre tiveram.

  • Quando é que o nome do meu banco irá mudar?

    Temos até meados de 2020 para reformular a marca de todas as nossas operações Barclays. Iremos escolher o momento mais adequado para a mudança. Mas estamos empenhados em avançar o mais rapidamente possível e com o devido cuidado, e iremos mantê-lo informado ao longo do processo.

  • O Barclays PLC continua, de algum modo, envolvido?

    Com uma participação de 14.9% no Absa Group Limited, o Barclays PLC já não é o accionista maioritário. Contudo, continua a ter uma participação significativa no negócio e permanece um parceiro empenhado no sucesso do grupo.

  • O que devo esperar no futuro?

    A nossa aspiração é ser um grupo bancário Africano empresarial e digitalmente centrado com uma dimensão global que contribua de forma real e duradoura para os nossos clientes e para as sociedades em que operamos. Vemo-nos como facilitadores, a ajudar as pessoas, os negócios e a sociedade a ‘darem vida as suas possibilidades’.

  • Terão que investir recursos significativos no exercício de reformulação da marca. Irei pagar para o efeito?

    Os custos de implementação e comunicação da reformulação da marca foram bem planificados e o custo desta mudança não será passada para si, nem agora nem no futuro.

  • O que irá acontecer com todos os colegas que trabalham para o Barclays?

    Por enquanto nada irá mudar. Os produtos, serviços, cartões e funcionalidade não serão afectados
    pela mudança do nome do nosso grupo.

  • O que irá mudar para os clientes?

    Por enquanto nada irá mudar. Os produtos, serviços, cartões e funcionalidade não serão afectados pela mudança do nome do nosso grupo.

  • Tenho que fazer alguma coisa como resultado da mudança de nome do grupo?

    Não tem que fazer nada como resultado da mudança de nome do grupo.
    Tudo quanto conhece irá permanecer o mesmo. Poderá esperar algumas mudanças para melhor
    no futuro, estamos empenhados em mantê-los informados ao longo do processo.

  • Com a mudança de nome do grupo, o que devo fazer caso receba um email ou link solicitando dados - informação da minha conta?

    Não iremos solicitar a nenhum dos clientes qualquer tipo de informação nem será necessário efectuar a actualização da informação ou dos detalhes da sua conta pessoal resultante da mudança.

  • Poderei continuar a usar os meus cartões de Débito e de Crédito, livro de cheques e plataformas bancárias digitais do Barclays?

    Sim. Poderá continuar a usar todos os seus produtos e serviços Barclays do mesmo modo
    em que vinha usando no passado.

  • Irá afectar as minhas contas com o Barclays?

    Não. Poderá continuar a usar todos os seus produtos e serviços Barclays do mesmo modo
    em que vinha usando no passado.

  • A minha agência Barclays continuará aberta?

    Sim. Os produtos e serviços Barclays continuarão a estar disponíveis para si do mesmo modo
    em que estavam no passado.

  • Os benefícios que obtenho actualmente das minhas operações com o Barclays irão mudar?

    Poderá continuar a desfrutar dos produtos e serviços Barclays do mesmo modo em que vinha desfrutando no passado, mas com mudanças para melhor no futuro.

  • Irá afectar a taxa de juro que possuo actualmente com o Barclays?

    Poderá continuar a desfrutar da sua actual taxa de juro com o Barclays. A nossa empresa-mãe está simplesmente a mudar de nome e não afecta qualquer dos produtos e serviços que tenha com o Barclays.

  • Irá afectar o actual contrato de empréstimo que tenho com o Barclays?

    Irá continuar a desfrutar do seu actual empréstimo com o Barclays. A nossa empresa-mãe está simplesmente a mudar de nome e não afecta qualquer dos produtos e serviços que tenha com o Barclays.

  • O meu número de conta irá mudar?

    Não. O seu número de conta não irá mudar.

  • Terei de preencher novos formulários ou documentos?

    Não. A mudança de nome do nosso grupo não irá afectar os seus documentos. Poderá continuar a desfrutar dos produtos e serviços Barclays do mesmo modo em que vinha desfrutando no passado, mas com mudanças para melhor.