Saiba quando é o alvo! O crime cibernético vem de vários métodos, e a melhor maneira de proteger o seu dinheiro e a sua identidade é tomar precauções e saber o que procurar. Abaixo estão os tipos de fraudes conhecidas por enganar e defraudar os clientes.

  • Golpe de Phishing

    O que é o Phishing?

    Phishing é uma das formas mais comuns de engenharia social. É provável que já tenha visto alguns e-mails de phishing, e talvez nem o saiba.

    Alguns e-mails de phishing são fáceis de localizar – como os que afirmam ser do Príncipe da Nigéria, que precisa da sua ajuda para efectuar o branqueamento de milhões de dólares. Outros – como e-mails que afirmam ser do seu banco ou de alguém com quem trabalha - são muito mais difíceis de detectar.

    Actualmente, o spam – ou e-mail não solicitado – representa mais de 70% de todo o tráfego de e-mail. A maioria dos e-mails de spam é capturada e filtrada antes mesmo de os vermos. Os e-mails de phishing, no entanto, chegam à nossa caixa de entrada com muito mais frequência porque os defraudadores levam mais tempo para criar e-mails que parecem autênticos. Hackers que enviam e-mails de phishing geralmente tentam realizar uma de três coisas:

    • Fazendo-o clicar num link para sites maliciosos
    • Fazer com que abra um anexo malicioso que contenha malware ou
    • Fazer com que forneça informações confidenciais, como o seu PIN e senha

    Estes são todos os métodos que os hackers podem usar para assumir o controlo de suas informações, roubar sua identidade ou obter acesso às redes, sistemas, aplicativos e dados da sua empresa. Cair num ataque de phishing é entregar as suas chaves do cofre.

  • Vishing scam

    O que é Vishing?

    Vishing é uma táctica de fraude telefónica que funciona de forma semelhante ao Phishing. O defraudador entraria em contacto consigo por telefone, fingindo ser um representante bancário ou outra pessoa autorizada, que requer informações como o seu número de identificação, dados bancários e credenciais de início de sessão no seu perfil bancário online, a fim de resolver um problema ou impedir o encerramento da sua conta. O Vishing é difícil de supervisionar, especialmente agora que os defraudadores podem mascarar seus números, levando uma vítima a acreditar que a chamada é de uma fonte legítima ou desviando seu número para um número legítimo. Os clientes podem se proteger sempre sendo vigilantes e nunca compartilhando seu PIN, senha, senha e verificação de transacção ou número de CVV do cartão com ninguém.

     Dicas sobre a Fraude Vishing

    • Esteja ciente do fato de que os fraudadores estão mascarando seus números de telefone, a fim de manipular um cliente a acreditar que a chamada é do seu banco ou pessoal autorizado.
    • Esteja ciente de que os fraudadores estão desviando seu número de telefone para a linha directa de fraudes dos bancos e solicitando que os clientes liguem de volta para o seu número para verificar se é o departamento de fraudes dos bancos. NÃO ligue para o número exibido no ecrã do seu telefone e ligue para o Centro de Atendimento ao Cliente Absa através do número +258 21 344 400 para comunicar a actividade suspeita.
    • Suspeite de qualquer pessoa que peça informações de login e senhas por telefone. O Absa não irá solicitar o seu PIN, senha, código e verificação de transacção ou número CVV do cartão.
    •  Nunca partilhe informações pessoais e confidenciais com ninguém por telefone.
    • Caso receba uma chamada telefónica solicitando informações confidenciais ou pessoais, não responda e termine a chamada imediatamente.
    • Caso receba um OTP no telemóvel sem ter efectuado transacções, esteja ciente de que o autor da fraude utilizou as suas informações pessoais para efectuar compras online. NÃO forneça o OTP por telefone a ninguém. Contacte o banco imediatamente no +258 21 344 400 para denunciar fraudes.
    • Esteja alerta para o caso de perder a conexão móvel em circunstâncias em que normalmente está conectado, contacte imediatamente o seu provedor de serviço para verificar Os bancos utilizam o seu número de telemóvel para verificar a sua identidade e para verificar transacções de alto risco. Se você for uma vítima de SIM Swap ou Fraude de Portabilidade de Números, ligue para o nosso Centro de Atendimento ao Cliente Absa no +258 21 344 400 imediatamente para ter o seu serviço bancário online suspenso.
  • SMiShing scam

    SMiShing, ou SMS Phishing, ocorre quando um defraudador envia uma mensagem de texto para o telemóvel de um indivíduo na tentativa de fazê-lo divulgar informações pessoais ou confidenciais. Semelhante ao Phishing ouVishing, um ataque SMiShing geralmente exige que a vítima responda clicando no link fornecido, a fim de actualizar sua segurança ou desbloquear sua conta. O URL SMiShing é encurtado usando o URL bit.ly em certos casos e é enviado para vários destinatários usando diferentes números de telefone celular.

    O link SMiShing solicita as seguintes informações:

    • Número de conta
    • PINO
    • Senha completa e
    • Número de telemóvel

    Por favor, não clique nestes links e não divulgue qualquer informação pessoal.

  • Fraude SIM

    Troca de SIM:

    Se um fraudador tiver uma cópia falsa do seu documento de identidade, pode efectuar uma troca de SIM ilegítima com o seu fornecedor de serviços de telemóvel. O fraudador agora tem pleno uso da sua conta de telemóvel e receberá mensagens destinadas a si. Eles também receberão as notificações bancárias confidenciais e SMSs de aprovação que o banco envia aos clientes.

    Se eles já o enganaram para lhes fornecer os seus dados pessoais e de conta, podem transferir dinheiro da sua conta sem que você saiba. Se Absa tomar conhecimento de um swap SIM, uma retenção temporária é colocada na sua conta para permitir que você se autentique.
    Se a troca de SIM foi legítima, pode aguardar as 36 horas ou autenticar-se ligando para o nosso Centro de Contacto. Depois de ter sido verificado como o verdadeiro cliente Absa, a suspensão.

    Portabilidade

    Esteja atento a este esquema de telemóvel que permite que os autores de fraudes transportem o seu número e tenham acesso às suas contas.

    Os fraudadores transportam o número da vítima de um fornecedor de serviços de telemóvel para outro. Alguns prestadores de serviços de telemóvel enviam SMSs ao titular da conta para confirmar que estão a transferir para outro prestador de serviços. Quando essas mensagens de confirmação são ignoradas, a portabilidade passa e os defraudadores têm acesso às mensagens do celular da vítima, incluindo os SMSs de aprovação que o banco envia aos clientes.

    Se eles já o enganaram para que lhes forneça os seus dados pessoais e de conta, podem transferir dinheiro da sua conta sem que saiba. Mantenha sempre o telemóvel ligado e não ignore as mensagens do seu fornecedor de serviços.

    Twin SIM

    Esteja ciente e preste atenção especial a todas as mensagens recebidas do seu provedor de serviços de rede sobre a funcionalidade Twin SIM.

    Não desligue o seu telefone. Tome nota de quaisquer notificações de início de sessão quando não estiver a iniciar sessão no Internet Banking.

  • Skimming de cartão

    Skimming de cartão:

    O skimming de cartões ocorre durante o pagamento ou levantamento (num restaurante, garagem, caixa electrónico ou retalhista). O criminoso tem acesso directo ao seu cartão (para processar o pagamento) ou o dispositivo está ligado ao slot do ATM. Todos os caixas electrónicos Absa têm tecnologia Jitter que faz o seu cartão estremecer ligeiramente quando você inseri-lo em um caixa electrónico como um recurso de segurança adicional.

    Tal está Isso está no lugar para que, se um dispositivo de skimming de cartão estiver presente, ele só irá capturar dados embaralhados. Dispositivos de skimming de cartas são geralmente menores do que um baralho de cartas, e são portáteis (muitas vezes encaixados confortavelmente na palma da mão); é por isso que as pessoas não estão cientes do que está acontecendo até que sejam defraudadas em uma fase posterior.

    O que pode fazer para evitar ser enganado?

    Fique sempre de olho no seu cartão ao fazer uma transacção; e verifique os seus extractos bancários para garantir que detecta e denuncia transacções irregulares que possam ocorrer na sua conta.

    O que deve fazer se o seu cartão for skimmed?

    Se o seu cartão tiver sido desviado, tem de contactar o seu banco imediatamente e garantir que o seu cartão está bloqueado. Isso garantirá que os criminosos não possam fazer mais transacções usando os detalhes da sua conta. O banco pode pedir-lhe para:

    • Alterar o seu PIN
    • Cancelar o cartão (e emitir-lhe um novo)
    • Peça-lhe para assinar uma declaração juramentada ou fornecer informações adicionais (dependendo das circunstâncias em torno do skimming)

    Serei reembolsado?

    Dependendo do seu banco ou dos meios utilizados para remover os fundos da sua conta, o seu banco pode reembolsá-lo. Cada caso é avaliado individualmente e as circunstâncias do sinistro são consideradas para determinar se quaisquer reclamações serão reembolsadas.

    Se tiver ocorrido uma transacção "fraudulenta" em que o seu cartão é utilizado juntamente com o seu PIN, a transacção é normalmente identificada como autêntica e não será reembolsado. Nunca mantenha o seu número de PIN e cartão juntos; em vez disso, memorize o seu PIN.

  • Fraude 419

    Fraude 419:

    Se você receber um email com uma oferta que pareça demasiado para boa recusar, é provavelmente uma fraude 419.

    Todos nós recebemos aqueles e-mails mal soletrados e longos que lhe dizem em detalhes como ganhou na loteria; ou que eles lhe darão grandes somas de dinheiro em troca de ajudá-los; tudo o que eles precisam são os seus dados bancários ou algum dinheiro. Pode parecer uma oportunidade que não pode perder — mas tenha cuidado com ofertas como estas.

    O que é uma fraude 419?

    Um golpe 419 geralmente consiste em uma carta, e-mail, SMS ou fax que diz à vítima pretendida que ela receberá uma grande soma de dinheiro devido a algo como ganhar na loteria, uma oferta de emprego, uma joint venture ou uma herança. O remetente, em seguida, solicita as informações da sua conta bancária para que eles possam transferir o dinheiro para a sua conta, com o pedido adicional de que você envie dinheiro para “ajudar a transferência”. Muitas pessoas enviam milhares antes de perceberem que foram enganadas.

    Como é uma fraude 419?

    Se receber um SMS ou e-mail e não tiver a certeza se é um golpe 419, existem alguns marcadores que pode procurar:

    • Há grandes quantidades de dinheiro prometido, geralmente em dólares ou libras, para a sua ajuda.
    • As cartas são geralmente enviadas por alguém que afirma estar em um alto nível de autoridade (um príncipe, advogado, funcionário do banco, médico ou funcionário do governo).
    • Muitas vezes, há suborno emocional envolvido, com uma doença ou morte sendo mencionada como motivação para ajudar.
    • Geralmente, ser-lhe-á solicitado que comunique por e-mail.
    • A autenticidade é muitas vezes impulsionada pela presença de anexos, como certificados de apuramento fiscal.
    • Eles geralmente estão cheios de erros gramaticais e ortográficos; e se eles contêm links para sites, eles geralmente também estão cheios de erros ortográficos e linguagem não padrão (como usar todas as letras maiúsculas).

    Eu recebi um email de fraude 419 — que faço com ele?

    Em primeiro lugar, não responda. Esses e-mails são enviados em massa para vários endereços de e-mail na esperança de que alguém caia no esquema. Estes devem ser eliminados imediatamente.

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